© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

  • Ivan Junior - Acupunturista

ACUPUNTURAnews | Esclarecimento a população


Não se enganem. Vemos que nos últimos tempos profissionais de saúde vêem realizando procedimentos que sua habilitação permite, mais a sua especialização não.

Vou relatar algo na minha área de atuação, está circulando uma técnica chamada Dry Needling (agulhamento a seco), cabe-se esclarecer que não é técnica errônea, mais sim uma adaptação do sistema acupuntural, em Medicina Tradicional Chinesa. A anamnese dirigida, assim como os exames complementares e a glosseologia e pulsologia, são imperativas para o diagnóstico correto. É sabido que existe um termo utilizado em acupuntura chamado Ashi, que significa aqui em chinês, são os chamados pontos dolorosos, transferidos para a medicina ocidental trigger points, contraturas e miogeloses. Muita das vezes a falta de conhecimento, por falta de treinamento de cerca de 2 anos com carga teórica e prática em curso de especialização em Acupuntura, pode levar a um procedimento inadequada, principalmente se for avaliado apenas por termografia, onde a fidedignidade diagnóstica é questionável.

Assim como quando pegamos uma nota de valor alto e avaliamos se ela é verdadeira, não se acanhe em verificar as credenciais profissionais.

Dr. Ivan é Acupunturista

Domiciliar Consultórios. Particular e Convênios. Contato: (21) 99672-1368.