• Alexandre Madruga

Bairro da Zona Oeste do Rio tem história contada em DVD com festa no shopping


Lançamento aconteceu no sábado (27), com premiére no cinema do shopping e exposição de fotos antigas

O primeiro projeto de moradias populares do Brasil. Assim o jornalista Alexandre Madruga e a psicóloga Janaina Ribeiro (foto acima, com Marcelo Odilon, da Hering Sulacap) apresentam o bucólico bairro localizado de Jardim Sulacap. Os dois moradores se uniram para contar a história de onde cresceram e vivem até hoje. Toda produção é baseada em relatos de moradores, personalidades e historiadores da região.

No último sábado (27), para comemorar o lançamento do DVD, que também festejou os cinco anos do Parque Shopping Sulacap, diversas atividades gratuitas aconteceram. Concursos de karaokê para adultos e crianças, exposição de fotos antigas, brincadeiras com crianças, dança de salão e dois shows musicais.

"Foi um dia maravilhoso e um presente para os moradores desse lindo bairro que amamos", finalizou a psicóloga Janaina Ribeiro, uma das produtoras do documentário.

Personalidades do bairro foram homenageadas "in memoriam", como o Dr. Jair de Andrade, o gari Henrique Palumbo e Eduardo Carvalho, que criou um projeto ambiental no bairro por iniciativa própria. "O evento foi maravilhoso. Cada detalhe. O cinema que eu amo. O carinho do gibi em cada poltrona. As fotos diferentes da exposição, no telão, com musicas suaves, originais e em português. A apresentação de cada um de vocês, inclusive dos patrocinadores foi eficaz e breve, não cansando a plateia. E o documentário.... Sem palavras. Fiquei pensando no tempo despendido para a coleta dos dados... E as filmagens, devem ter usado drones....Nossa estou estupefata com tanta grandeza. Obrigada pelo privilégio do convite, e sem falar na homenagem ao meu pai", falou emocionada Janaina Carvalho, filha de Eduardo.

Os convidados foram tratados como as verdadeiras estrelas da festa. Posaram para fotos no banner do cinema, tiveram combos de pipoca com preços promocionais, colocaram assinatura num banner que ficará exposto no Galpão Comunitário e aproveitaram para ver a história do bairro numa tela da Cinesystem Cinemas.

A história começa a ser contada nos anos 1800, quando a inglesa Maria Grahan (preceptora de uma princesa) e Magalhães Corrêa (conservacionista e autor do livro O sertão Carioca) passaram nas imediações, quando ainda era apenas uma fazenda. Passará pela inauguração da Invernada dos Afonsos (atual Academia da Polícia Militar - CFAP) e Escola da Aviação (atualmente a Base Aérea do Campo dos Afonsos) em 1900, além de mostrar a preparação para a construção do bairro Jardim Sulacap, como primeiro projeto de moradias populares do Brasil.

"O documentário irá mostrar que o bairro é uma verdadeira cidade do interior, com uma história rica e emocionante, mas incrustado na Zona Oeste do Rio", afirmou o jornalista Alexandre Madruga.

Os DVDs estão sendo vendidos em vários pontos de venda no bairro e na loja Hering do Parque Shopping Sulacap. Os financiadores do projeto foram a Zona Oeste Mais Saneamento, Universidade Castelo Branco, Parque Shopping Sulacap e Hering Store Sulacap.

O evento no Parque Shopping Sulacap teve o apoio de A.S.M. Imobiliária, Ab-Depaula, Andanza, Armazze, Banana Designer, Bombar, C.E Pinheiro Ramos, Cacau Show, Centro Educacional Sonia Pimentel, Churrascaria Sem Limites, Cianello Kids, City Shoes, Col. Sumar Mello, Di Santinni, Family Shoes, Fatto A Mano, First Class, Folha Casting, Gumpp, Hering, Josi Saldanha Numerologia e Holístico, Igreja Anglicana, Igui Piscinas, Its Curso De Idiomas, João E Andrea Fotos, Jr Cell, Lar De Laura, Leotx Fotografia, Macatrilha, Mahogany Sulacap, Mr.Cat, Night Pizza, Nova Saúde Policlinica, Padaria Flor de Sulacap, Pet Point, Pizzaria Sabor Di´Italia, Quiosque Dom Gourmet, Rc Soluções Gráficas, Roje Lingerie, Veterinaria Sulacap, Vidraçaria JG e Yumitec.

#Documentário

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil