• Alexandre Madruga

Prefeitura não paga conta e água da Praça H em Sulacap é cortada


A crise que assola o Rio de Janeiro não poupou nem os espaços de lazer. Recentemente, a Praça de Esportes Jardim Sulacap, conhecida como Praça H, teve o fornecimento de água cortado e o coreto que tem banheiros teve que ser fechado. Segundo informações, outras praças do município estão tendo o mesmo problema.

Inaugurado em março de 2002 e revitalizado 10 anos depois pela Gerência de Monumentos e Chafarizes, o Coreto da Praça H tinha originalmente 20 metros do madeiramento do guarda-corpo e pintura nas cores originais, mas após longo abandono municipal, os moradores colocaram a mão na massa e já fizeram dezenas de reformas.

Construção hexagonal, com três metros de altura, abrigando dois banheiros na base e estrutura de madeira, com telhas no piso superior para vigilância da praça é uma descrição exata do coreto, feita pelo Inventário dos Monumentos do Rio de Janeiro. Mas atualmente o espaço está deteriorado, abandonado pelo poder público e agora, sem uma gota de água, que serve para os usuários da praça, quiosques e campo de futebol.

Segundo a Zona Oeste Mais Saneamento, o fornecimento foi cortado devido inadimplência da Prefeitura do Rio. A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) foi questionada sobre a falta de pagamento e as condições atuais do coreto. Respondeu por nota que "no momento, a Prefeitura está fazendo uma reavaliação técnica desses banheiros. Assim que finalizar a análise, ainda sem prazo, a Secretaria tomará as providências cabíveis".

Em janeiro desse ano, a Seconserma e a Fundação Parques e Jardins fizeram vistoria na Praça H e de acordo com Renata Almeida, presidente da Associação de Moradores de Sulacap (Amisul), nada foi prometido e até agora nenhuma obra foi realizada.

- Eles vieram, fotografaram e sabem de tudo. Mas não adiantou nada e para piorar, agora até sem água a praça ficou. – afirmou a presidente da Amisul.

A única intervenção municipal partir da Comlurb, que realizou a poda de árvores na Praça H. De resto, faltam brinquedos e muito zelo da Prefeitura no local.


27 visualizações
Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil