Buscar
  • Thamirez do Val - Fonoaudióloga

FONOnews | A famosa 'língua presa'


Quem não ouve falar, frequentemente, que alguém tem a língua presa? Esse termo, muito usado pela população leiga, pode ser explicado como sendo aquele indivíduo que possui o frênulo lingual encurtado.

Nossa língua possui uma estrutura chamada Frênulo, que é uma membrana que fica abaixo da língua. Quando esta membrana está com tamanho menor que o de costume, acontece então o que chamamos de frênulo lingual encurtado, a língua presa.

O fato de essa membrana ser mais curta pode causar alterações na movimentação da língua, tornando difícil a pronuncia de certos fonemas, principalmente o L e o R brando. Mas o freio encurtado pode trazer outros transtornos: problemas na amamentação, sucção, deglutição e dentários.

O teste da Linguinha é um instrumento validado, usado pelo fonoaudiólogo para avaliar o frênulo lingual, que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa e desde 2014 é lei (n. 13.002). Todos os hospitais e maternidades públicas do Brasil devem realizar o teste, de forma gratuita.

Após o diagnóstico de qualquer alteração no frênulo lingual, o tratamento e acompanhamento é realizado em equipe multidisciplinar, principalmente pelo cirurgião dentista, que vai avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica e pelo fonoaudiólogo, que vai acompanhar a reabilitação, através da instalação dos fonemas de maneira adequada, e também melhoria das alterações da motricidade oral que podem estar associadas.

#Fonoaudiologia

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil