• Alexandre Madruga

Cidade das Artes promove dicas de alimentos saudáveis em sua horta urbana


O Comida, Diversão & Arte, projeto promovido pela Cidade das Artes, realiza, dia 5 de junho, a partir das 16h, um evento tendo como base uma alimentação mais saudável e criativa. Tendo como fonte os insumos produzidos na Horta Urbana mantida nos jardins do equipamento de cultura, o programa vai apresentar uma receita bem inovadora: Bertalha com Ovos. O objetivo, além de oferecer dicas sobre plantas alimentícias e suas potencialidades gastronômicas, é aproximar os participantes de todo o processo de cultivo, o cuidado com terra e apresentar espécies não convencionais que podem ajudar a incrementar o nosso paladar no dia a dia. A entrada é franca.

O projeto Horta das Artes é um programa de educação socioambiental de jovens e adultos que consiste no ensino de teorias e práticas agroecológicas em uma horta comunitária localizada no jardim da Cidade das Artes. Semanalmente, são realizados encontros guiados no espaço com um grupo aberto de voluntários, que trabalham na transformação do gramado em um jardim comestível. A ativação pedagógica desta horta orgânica e biodiversa como um ambiente de aprendizado dinâmico e interdisciplinar possibilita a abordagem de diferentes temas e questões contemporâneas, desde os desafios ambientais que vivenciamos no nosso cotidiano até as possibilidades e alternativas sustentáveis para uma vida mais harmônica e saudável.

Ao longo de um ano e meio foram plantados mais de 50 espécies de legumes, frutas, temperos e verduras em aproximadamente 200 m² de canteiros produtivos. O espaço também conta com o “laboratório”, uma estrutura de madeira projetada como suporte para hortas verticais e que funciona como base para reunião e iniciação das atividades do grupo. Lá foi construído uma estação de compostagem com três caixas de tratamento de resíduos orgânicos e um minhocário, equipamentos essenciais para a ciclagem dos nutrientes da horta. Atualmente, o ambiente é capaz de promover diversos serviços ecológicos positivos para o ambiente urbano ao seu redor, tal como um marco para o movimento agroecológico na Zona Oeste.

Dessa maneira, através de ações locais buscamos respostas para as transformações globais que estão em curso. Com o foco em conectar alunos e investigadores a cerca de um espaço comunitário imaginado e cuidado por todos. A ideia é promover esta troca a partir da conscientização socioambiental e do despertar da curiosidade coletiva com atividades lúdicas variadas. Ao mesmo tempo, promovendo a capacitação necessária para a formação de agricultores urbanos, de diferentes idades, gêneros e classes sociais. Por isso, vale lembrar que os êxitos do projeto só foram possíveis graças à aplicação e disposição do grupo de trinta voluntários que se inscreveram para participar das atividades. Pessoas que estavam dispostas a trocar e receber de maneira horizontal para tornarem-se multiplicadores de conhecimento. Juntos, construímos uma grande família, que durante seis meses esteve focada em somar um balanço energético positivo para o planeta.

#CidadedasArtes

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.