© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

  • Alexandre Madruga

Cão Sem Plumas abre Rio H2K na Cidade das Artes


Entre 25 de maio e 03 de junho, o Rio de Janeiro será palco da oitava edição do Rio H2K – Festival Internacional de Dança, na Cidade das Artes. A abertura oficial será na Grande Sala com o espetáculo “Cão sem Plumas”, da Cia de Dança Deborah Colker. O espetáculo, que estreou no Rio de Janeiro em 2017, fará quatro apresentações durante o final de semana e os ingressos já estão disponíveis.

Deborah Colker faz em “Cão sem plumas”, baseado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), seu primeiro espetáculo de temática explicitamente brasileira. Publicado em 1950, o poema acompanha o percurso do rio Capibaribe, que corta boa parte do estado de Pernambuco. Mostra a pobreza da população ribeirinha, o descaso das elites, a vida no mangue, de “força invencível e anônima”. A imagem do “cão sem plumas” serve para o rio e para as pessoas que vivem no seu entorno.

O festival passa a se posicionar como um festival de dança, sem perder a essência e raiz nas danças urbanas, mas como um novo e amplo olhar (através das óticas urbanas) para todas as danças, promovendo outros estilos como jazz fusion, samba, passinho, dança contemporânea e suas múltiplas vertentes de forma ampla e acessível a todos os públicos e idades.

O evento também oferece outras atrações interativas importantes: o Rio H2Kids, uma colônia de férias para crianças de 4 a 10 anos; e o Rio H2K Projetos Sociais, que proporciona aulas regulares de dança ao longo do ano para cerca de 300 crianças em situação de vulnerabilidade social de cinco locais (Viaduto de Madureira, Cidade de Deus, Caju, Complexo do Alemão e Centro), cumprindo um calendário regular de ação social inclusória e comunitária. Os professores dos projetos são figuras reconhecidas e respeitadas em cada uma dessas comunidades e preparam os alunos durante o ano para se apresentarem no festival, durante o Showcase.

E para coroar a interação do público com a cidade, o evento oferece um camping montado nos jardins da Cidade das Artes. O KEMP, como é chamado, é para aqueles que querem viver 24h a experiência do festival, sendo o Rio H2K o primeiro projeto a proporcionar esta experiência na Cidade das Artes.

O Rio H2K tem direção de Miguel Colker e Bruno Bastos, que assina a direção artística e divide a curadoria da mostra de espetáculos com o francês Guy Darmet, idealizador de um dos maiores festivais de dança do mundo, a Bienalle de La Danse de Lyon, e criador da Maison de la Danse.

O festival também mantém uma agência de coreógrafos, a Rio H2K Agency, além de agenciar workshops, coreografias para shows, espetáculos, filmes e videoclipes, uma das principais missões da Agency é mostrar ao mundo a potência dos nossos coreógrafos, de nossa criatividade, e que as danças urbanas brasileiras, em breve, vão conquistar o mundo.

Mais informações:

Site oficial: www.rioh2k.com.br

OUTRAS ATRAÇÕES DA PROGRAMAÇÃO DO RIO H2K 2018 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA:

ESPETÁCULO INOAH | GRUPO DE RUA BRUNO BELTRÃO

Dia: 31/05/2018 (Quinta-feira)

Hora: 21h

Grande Sala – Cidade das Artes

Informações e ingressos: https://compre.ingressorapido.com.br/event/6288#!/tickets

ESPETÁCULO GELÉIA GERAL | CIA CRUTZ

Dia: 01/06/2018 (Sexta-feira)

Hora: 21h30

Local: Grande Sala – Cidade das Artes

Informações e ingressos: https://compre.ingressorapido.com.br/event/6287#!/tickets

RIO H2K BATTLES

Dia: 03/06/2018 (Domingo)

Hora: 16h às 19h

Local: Grande Sala – Cidade das Artes

Informações e ingressos: https://compre.ingressorapido.com.br/event/6289#!/tickets

INGRESSOS A PARTIR DE r$ 70

Mais informações sobre o Rio H2K 2018:

Site oficial: www.rioh2k.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/rioh2k

Instagram: https://www.instagram.com/rioh2k

#CidadedasArtes