• Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Incontinência urinária x assoalho pélvico


O Assoalho pélvico é um conjunto de músculos, ligamentos e fáscias, que sustenta a bexiga, uretra, intestino, reto, próstata e os órgãos sexuais. Eu digo que é chão que sustenta a casinha, ou seja, todos os nossos órgãos. Esses músculos estão localizados entre as coxas, entre o ânus e a vagina, na região da genitália.

Os músculos do assoalho pélvico são iguais a qualquer outro músculo do nosso corpo, se enfraquecido, irá gerar problemas futuros, e por isso da importância dele. Uma vez ele fraco, a pessoa não consegue segurar o "xixi" após tossir, espirrar, e também durante uma atividade de impacto. A incontinência urinária, que é a perda involuntária da urina, acontece por disfunção esfincteriana e fraqueza dos músculos.

O fortalecimento do assoalho pélvico, é importante antes, durante e depois da gravidez, uma vez que esse grupo muscular ficará enfraquecido após o parto. Essas modificações acontecem devido alterações hormonais e mecânica também, pois o peso do bebê no útero da mãe, irá sobrecarregar e deixar fraco o assoalho pélvico.

Quais os fatores podem contribuir para o aparecimento da disfunção do assoalho pélvico?

- Obesidade; - Gravidez; - Pós-parto vaginal; - Menopausa; - Remoção do útero; - Idade.

Quais os problemas que podem causar na disfunção do assoalho pélvico?

- Bexiga caída- é uma doença em que a bexiga desce em direção a vagina; - Incontinência urinária- perda da urina; - Incontinência fecal- perda das fezes; - Dor pélvica; - Disfunção sexual.

Quando a disfunção é leve, a fisioterapia pélvica é indicada, fortalecendo a região, acabando ou diminuindo bastante com os incômodos indesejados da incontinência. Já nos casos moderados, um anel de borracha pode ser colocado. Nos casos mais graves de bexiga caída, a cirurgia é indicada, reposicionando os órgãos, aplicando uma malha não absorvível no tecido, apoiando a vagina.

No pilates, ao chegar um aluno novo, relatando que tem perda involuntária do "xixi", é importante dar consciência do assoalho pélvico, começando a fazer um trabalho de fortalecimento da musculatura. Uma maneira de dar essa consciência desses músculos, é a simulação do prender o "xixi" e "cocô", elevando o ânus, como se fosse um elevador.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

#Fisioterapia

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil