FONOnews | Meu filho não fala! E agora?
Uma queixa bem comum que recebemos nos consultórios é exatamente essa: Meu filho não fala nada!
Antes de detectarmos se existe algum atraso no desenvolvimento da linguagem da criança, é preciso informar aos pais que, para que a linguagem se desenvolva, vários fatores estão associados. Uma imaturidade, ou mesmo falha em um destes fatores poderá gerar um impedimento para que a linguagem se desenvolva na época esperada. Estes fatores são:Audição, desenvolvimento psicoafetivo, maturação e integridade neurológica e a existência normal dos órgãos fonoarticulatórios e sua correta utilização.
A aquisição da linguagem depende de um aparato neurobiológico e social: bom desenvolvimento de todas as estruturas cerebrais, um parto sem intercorrências e da-interação social desde sua concepção.
Há uma interação entre o que a criança traz em termos biológicos e a qualidade de estímulos do meio.
Alterações em qualquer uma dessas áreas pode prejudicar sua aquisição e seu desenvolvimento. Os primeiros fonemas da língua são aqueles produzidos com os lábios, como /b/ /m/ /p/,depois surgem /n/ /t/ /l/ em seguida, /d/ /c/ /f/ /s/ e /g/ /v/ /z/ /R/ /j/.Só mais tarde observamos a produção adequada de alguns fonemas como /lh/ /nh/ /r/.
É importante que a família, a escola, e os cuidadores estimulem a criança, sempre através de atividades prazerosas. As brincadeiras podem ser inicialmente construtivas (jogos de montar/desmontar), ao mesmo tempo, desenvolvem-se as plásticas (desenho, massinha, etc.)
O importante é criar um ambiente em que a criança seja estimulada!