• Alexandre Madruga

Sem policiamento ostensivo, Sulacap teve roubo com bandidos de carroça


Com a sensação de insegurança aumentando a cada dia, os registros de roubos a transeuntes (quando o roubo acontece em via pública) aumentam a cada dia. Aliado ao pouco policiamento ostensivo no bairro, os bandidos começam a ficar mais audaciosos. Usam mesma roupa, "gordinho da moto" já virou codinome e agora, para surpresa de todos, nessa sexta-feira (27) foi registrado um roubo com bandidos usando uma carroça, puxada à cavalo. O fato aconteceu por volta das 9:30h da manhã proximo a Escola Municipal Visconde de Porto Seguro.

O pouco policiamento no bairro é devido aos baixos registros na 33ª DP (Sulacap). Entre janeiro de julho de 2017, segundo do Instituto de Segurança Pública (ISP), colocam Sulacap como o de menor índice de incidências criminosas, na área de abrangência da delegacia e 14ª Batalhão da Polícia Militar. Entre roubos e furtos, a média beira quase uma ação por dia. Olhando os números mês a mês, as atividades somente de roubos não são altas. No pior mês, em maio, foram registrados 24 roubos no bairro, o que não alcança média de um por dia. Em fevereiro e junho, meses de menor incidência, foram registradas 13 ocorrências em cada mês, dando uma média de um roubo a cada dois dias. O horário de “pico” da ação dos bandidos são às 5h da manhã, além de 19h e 21h.

Os baixos registros em comparação com outros bairro da zona oeste, não diminui a importância de um policiamento ostensivo. Rotineiramente, nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança Pública, a associação de moradores do bairro está presente, faz os pedidos, mas a resposta sempre é a "falta de contingente" e "baixos registros na mancha criminal".

Jardim Sulacap é um bairro pequeno, que as infrações proliferam e muitas vezes não são registradas. Enquanto nada muda, os bandidos ficam mais audaciosos. Daqui a pouco, nem vão precisar de armas para roubar, pois a facilidade faz o ladrão.

Em tempo, a foto de nossa reportagem é de um roubo que aconteceu em 2017, na cidade de Natal.


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil