• Yasmin Stampe - Designer de Moda

MODAnew | SPFW - Primeiras impressões dos primeiros dias


Começou nesse sábado o SPFW, São Paulo Fashion Week, contando com mais de 25 desfiles e uma coleção incrível criada por detentos no dia da abertura. Com 27 marcas presentes, essa edição tem como temática “SPFWN45 POW! EXPLOSÃO CRIATIVA”, celebrando o poder que a energia criativa tem de transformar. De acordo com o próprio site FFW: “é preciso mais do que nunca resgatar a emoção e a essência da expressão mais genuína que vem da alma.” A proposta desta edição foi resgatar o sentido de moda atemporal, criativo, focado na arte e no design.

Dentre as marcas já desfiladas, destaca-se o Projeto Ponto Firme, Anitta abrindo o desfile e Ana Claudia Michaels, a modelo que desfilou grávida de 6 meses. Falando de moda, até então pudemos ver muita cintura marcada, babados e preto fortemente presente em diversos desfiles.

PatBo e Lilly Sarti ficaram responsáveis por mostrar esse babado com temáticas diferentes que se encontravam no meio do caminho, enquanto uma trazia do outro lado do mundo com o gipsy, a outra trazia referências latinas mescladas à década setentista. Ambas trabalharam tons clarinhos, tons pastéis, mas enquanto PatBo era mais hippie, com muita estampa floral e xadrez, Lilly Sarti puxou para a sensualidade latina.

Quem também se apossou da década de 70 foi a coleção masculina de João Pimenta, mas inspirada no universo dos surf. Trouxe o despojo surfista perfeitamente mesclado a alfaiataria. Com modelagem ampla e mistura de tecidos neoprene, nylon e tricot, essa coleção

A Osklen por sua vez se manteve fiel à sua essência e trouxe a temática sustentável muito forte em sua coleção. Focada em cores sóbrias, a marca manteve sua identidade visual e se apossou de tecidos eco para criar seus looks. Uma atmosfera grunge pairava no ar juntamente com um ar chic capaz de conquistar tudo quanto é estilo. Mantendo tendências como a pochete, a Osklen soube misturar todas as informações com jogo de cintura e experiência.

Já uma abordagem mais social ficou por conta da UMA e do Projeto Ponto Firme. A primeira trata da multiculturalidade brasileira, abordando inclusive a temática dos refugiados, enquanto o projeto traz peças confeccionadas por 20 detentos de uma penitenciária em Guarulhos. O projeto traz a estética periférica e mostra como a arte pode ser ensinada e propagada a todos os cidadãos do país, não se restringe apenas às classes mais ricas. Já a proposta da UMA foi desenvolver uma coleção com peças utilitárias e referências aos refugiados.

Samuel Cirnansck usou como inspiração Gustav Klimt e Hello Kitty como referência, trazendo também a estética dos anos 50 para seus looks, criando vestidos e conjuntinhos de alfaiataria. Cintura marcada e saias e vestidos midi foram algumas das propostas apresentadas. A marca trouxe também propostas para noivas.

E, para finalizar, a Água de Coco criou uma coleção pensando na internacionalização da moda brasileira, com o preceito de que as brasileiras também podem ser chiques. Inspirada em Carmem Miranda, trouxe muitos babados e cintura alta e também teve presente o personagem Zé Carioca. Tons como verde e amarelo foram elevados a um novo nivel com o verde musgo e o amarelo mostarda, tornando a coleção mais elegante. Anitta fez sua apresentação cantando músicas de Gonzaguinha e vestindo a marca.

Vamos aguardar pelos próximos desfiles para definir as próximas tendências. A SPFW vai de 21 a 26 de abril e hoje está apresentando seu 3º dia de desfiles e apresentará mais outras marcas que definirão as tendências da próxima estação.

Um Beijo!

Yasmin Stampe é Designer de Moda, recém formada pela UVA (2017), especialista na área de criação. Dúvidas e sugestões estou à disposição: Facebook: Yasmin Stampe Whatsapp: 21 96848-8411 Instagram: @stampeyasmin Twitter: @ystampe

#SPFW45 #Moda

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil