Buscar
  • Andréa Bezerra - Turismóloga

TURISMOnews | Venha para a Festa do Colono Alemão em Petrópolis - Bauernfest 2018!


A Cidade Imperial, se transformando em um burgo alemão por 10 dias para a realização deste incrível evento. A Festa do Colono Alemão de Petrópolis chega a sua 29ª edição ainda melhor. Segundo maior evento do gênero no país, a Bauernfest contará com atrações para toda família que englobam shows, jogos, apresentações de dança, sem contar claro com as várias barracas de comidas típicas e cerveja, muita cerveja, mantendo vivas as tradições germânicas.

CONHEÇA A BAUERNFEST

A Bauernfest – Festa do Colono Alemão de Petrópolis vem superando expectativas todos os anos, atingindo público recorde a cada edição. Considerada o segundo maior evento do Brasil em sua categoria é também o mais importante da Região Sudeste.

Iniciada em 1989, tem o intuito de manter vivas as tradições históricas e culturais deixadas pelos colonizadores germânicos estabelecidos na cidade. O local escolhido para realização das edições da Bauernfest foi os arredores do Palácio de Cristal, onde está um cruzeiro que marca a chegada dos pioneiros. A partir de 1990, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, o evento foi profissionalizado e tomou maior proporção, alcançando o seu formato atual, sendo de grande importância para o calendário turístico e cultural para a cidade e o estado.

Dentre as inúmeras atrações culturais que ocorrem durante os dias de festa, podemos destacar ainda os Grupos de Danças Folclóricas de Petrópolis que alegram o palco de cada edição da Bauernfest, os corais e bandas que agitam o tradicional baile popular. Além da deliciosa e tradicional culinária alemã, destacamos ainda os belíssimos desfiles que celebram a abertura e encerramento da nossa Festa.

AS ORIGENS DA BAUERNFEST

Desde o início do séc. XX, filhos e netos dos primeiros colonos organizavam pequenas quermesses em casas e barracões, no bairro Fazenda Inglesa. Eram iniciativas que pretendiam promover um retorno às origens, com música, dança e os tradicionais pratos da culinária alemã.

Contudo, em 1983, no Clube 29 de Junho - que reúne os descendentes da colônia - surgiu a ideia de transformar a iniciativa em uma festa que pudesse levar a todos o conhecimento da história e tradições dos alemães de Petrópolis. Assim, naquele ano, o primeiro evento foi realizado, por três dias, com o nome de "Festival Germânico". O ponto escolhido para a realização do festival era simbólico: os arredores do Palácio de Cristal, onde está afixado o cruzeiro que demarca a chegada dos pioneiros. O local era um ponto habitual de reunião das famílias alemãs, que ali realizavam jogos, brincadeiras e piqueniques no final de semana, inclusive por reportá-los a uma outra referência afetiva: o nome do local, Praça da Confluência – assim chamada por ser o ponto geográfico de reunião entre os rios Quitandinha e Palatinado – faz alusão à outra famosa praça alemã onde também se encontram dois importantes rios, o Rhein e o Mosel: a Praça Koblenz (em português, "Confluência").

A partir de 1990, o Clube 29 de junho e demais organizadores estabeleceram uma parceria com a Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo (atual Instituto Municipal de Cultura e Esportes). O incremento e profissionalização do evento levaram ao seu crescimento exponencial. Desta forma, o antigo Festival Germânico alcançou o formato da atual Bauernfest: um evento de grande importância para o calendário turístico e cultural do estado e do país; com identidade definida; que a cada ano inclui inovações que atraem novos visitantes, bem como seu público fiel.

Impactos Econômicos

Uma das mais prestigiadas festas germânicas no Brasil, a Bauernfest, tem a sua edição 2018 confirmada. A 29ª edição da festa, que em 2017 atraiu mais de 300 mil pessoas em Petrópolis (RJ), está programada para o período entre 22 de junho e 1º de julho.

Na edição de 2017, mais de 320 mil pessoas viveram as tradições e a cultura germânica nos 10 dias da 28ª Bauernfest. Foram mais de 200 apresentações envolvendo cerca de mil artistas de grupos folclóricos, bandas musicais, marciais, corais, grupos teatrais e todos que garantiram a diversão nos palcos da Festa do Colono Alemão. A rede hoteleira também comemorou a ocupação de 98,29% neste último fim de semana do evento no Centro e arredores e 83,36% nos distritos. Na noite de sábado (1º de julho) para domingo (2 de julho), o último dia da festa, quase 100% dos leitos do primeiro distrito estavam ocupados. E a animação do público embalou o burgo alemão mesmo com a chuva e queda na temperatura.

A 28ª Bauernfest foi organizada e executada em parceria entre a TurisPetro e o Instituto Municipal de Cultura e Esportes. Na edição 2017, a festa contou com novidades como a expansão para outros palcos oficiais – Praça da Liberdade, a Praça Visconde de Mauá com edição especial da Deguste e o Petropolitano F.C. -, além das iniciativas privadas que se inspiraram no evento e criaram espaços também influenciados pela cultura germânica. Acreditando no potencial do evento, o comércio do Centro e arredores também ganhou ares alemães durante o período da festa com decoração nas cores preta, vermelha e amarela.

O mais importante evento do calendário da cidade também foi responsável por garantir o aumento na ocupação hoteleira neste período. O segundo fim de semana do evento superou a ocupação em relação ao primeiro. No Centro e arredores, 98,29% dos leitos estavam ocupados, enquanto nos distritos 83,36% estavam com hóspedes. Entre sábado e domingo a ocupação foi ainda maior: 99,66% no Centro e 85,24% nos distritos. Já no primeiro fim de semana da festa o Centro e arredores registraram 96,35% dos leitos ocupados por turistas e os distritos 80,87%.

Os atrativos do município também comemoraram a visitação no período da Festa do Colono Alemão. O Museu Casa do Colono superou em 29,87% o público em relação ao ano passado. Nos 10 dias da festa foram 900 visitantes, enquanto no ano passado o atrativo recebeu 693 pessoas. Só no primeiro fim de semana da Bauernfest, o museu apresentou aumento de 333,33% na visitação. Foram 481 visitantes na casa, que em 2015 recebeu 111 pessoas.

O Museu Casa de Santos Dumont também recebeu número maior nesta edição da festa. Foram 7.018 visitantes nos 10 dias. Em 2016 o atrativo recebeu 6.781 visitantes.

Vá se programando para participar e traga sua família para conhecer essa incrível festa. Trata-se de um evento para pessoas de todas as idades. Inclusive para a criançada.

Quem já participou de alguma edição, com certeza tem ótimas recordações e quer participar de novo!

Andréa Bezerra é formada em Turismo e Agenciamento de Viagens pela Estácio de Sá e diretora da Avra Viagens e Turismo.

21 982858489 ou 965936401 - https://www.facebook.com/AvraViagensTurismo

#Bauernfest #Petrópolis #Turismo

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil