Buscar
  • Alexandre Madruga

Por que o dia do indio?


Indio quer apito, senão... Das marchinhas de carnaval a comemoração ao dia dos "peles vermelhas", você sabe qual motivo de comemora o dia do índio?

A data é celebrada no Brasil desde 1943, criada pelo presidente Getúlio Vargas, mas tinha sido proposta três anos antes, quando lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. 

No evento, os indígenas boicotaram os dias iniciais, temendo que as reivindicações não fossem atendidas pelos "homens brancos". 

Durante o congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940. A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores. 


17 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil