• Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Crioterapia (terapia do gelo) como recurso de tratamento


A crioterapia, popularmente conhecida terapia do gelo, é um procedimento muito utilizado pelos fisioterapeutas que trabalham na área relacionada à ortopedia. Essa terapia utiliza-se o resfriamento local, através de algumas modalidades, são elas:

- Bolsa de gelo- É a mais utilizada entre os profissionais da fisioterapia, ela é vendida com uma cinta, o que facilita a compressão local. O interessante desse material, é que se acopla perfeitamente as articulações, como joelho, cotovelo e ombro. A duração da aplicação é em média 20 minutos. - Banho de imersão- Muito utilizada nos membros superiores e inferiores. Nessa técnica, colocamos dentro de um recipiente água e gelo, imergindo o local a que se quer resfriar. Normalmente a aplicação dura em média de 5 a 10 minutos. - Bolsa térmica de gel- Essa bolsa é vendida nas farmácias, possui um gel dentro dela, podendo ser utilizada tanto para calor como para frio. Caso queira o resfriamento, é só manter por algumas horas dentro do freezer. A desvantagem dela é o não acoplamento em pequenas áreas. O tempo é o mesmo da bolsa de gelo. - Massagem com gelo- Podemos definir como sendo o uso de um cubo de gelo em movimentos circulares, diretamente no local da lesão. - Spray- Bastante utilizada no meio do esporte, controlando de imediato uma lesão. Muito cuidado com a aplicação, pois pode causar queimadura. Utilizar no máximo de 5 segundos. - Pacote de gelo- O baixo custo é que chama a atenção, pois só necessita da colocação de gelo dentro de um saco plástico. Não se deve colocar em sacolas de plástico de supermercado, pois a mesma leva a irritação da pele, devido a tinta do material. Antes de aplicar deve-se retirar o ar de dentro. - Panqueca fria- Nessa técnica, molhamos primeiro uma toalha com água fria, e colocamos dentro da toalha gelo moído e dobramos em forma de panqueca. O tempo médio é de 20 a 30 minutos.

Agora sabemos, quais os recursos podemos utilizar para o resfriamento local, principalmente no período imediato, após as lesões traumáticas, dentro das primeiras 48 horas. Evitamos assim, danos maiores para as células do nosso corpo, contendo o local da lesão.

Quais são as indicações da crioterapia?

- Tendinite; - Bursite; - Entorse; - Estiramento muscular; - Contusão muscular; - Artrose; - Artrite.

É claro que, como toda terapia, tem suas contra-indicações, posso citar algumas:

- Alterações circulatórias; - Doenças cardíacas; - Urticária ao frio; - Hipertensão descontrolada; - Hipersensibilidade ao frio; - Ferida aberta; - Gota.

Um protocolo que se mostra bastante eficaz nas lesões traumáticas é o PRICE.

Mas o que vem a ser o PRICE?

P= Proteção do local da lesão, por meio de órtese ou outros dispositivos de imobilização;

R= Repouso, assim permite que o corpo se recupere, tentando corrigir a lesão;

I= Ice (gelo), diminui a dor e contém o local da lesão;

C= Compressão, tem grande importância na prevenção do edema no pós trauma, pode ser feita com bandagem ou com a própria bolsa de gelo com a cinta;

E= Elevação do membro afetado, irá facilitar a drenagem do edema, e diminuir no caso se já instalado.

É importante ressaltar que a crioterapia tem bons resultados quando se utiliza de maneira correta e quando associada a outros recursos que o fisioterapeuta pode utilizar ou mesmo lhe orientar.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

#Crioterapia #Fisioterapia

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil