• Benilce Benvindo - Assistente Social

SERVSOCIALnews | A criança com deficiência e sua família


Qual é a importância da família para uma criança, todos nós sabemos que cuidamos dos nossos filhos para que eles se tornem adultos independentes, pessoas aptas a tomar decisões e seguirem seus caminhos, pois chegará o momento que nós os pais partiremos. E como fica a família da criança com deficiência?

Dependendo do grau ou da deficiência não importa, saberemos o que esperar?

Como será? E será que existe perspectiva de alguma autonomia, independência, promoção social?

Caros leitores essa é a pergunta que não cala no decorrer do meu trabalho, sou Assistente Social e me deparo com essa realidade todos os dias. Mas vou me atrever a responder, é possível sim que a promoção social aconteça e sabe como? Incentivando todos os dias a busca por soluções no interior da nossa própria família, sim na nossa família, talvez um irmão seja o suporte que essa criança vai precisar quando crescer, talvez uma tia, um primo ou até mesmo alguém que não tenha laços familiares, mas que tenha afeto por essa criança, que se sinta como alguém tão próximo que já pertence ao seio familiar.

Eu acredito que a reabilitação ou a habilitação favorece a autonomia não totalmente, mas de certa forma parcialmente no sentido de tornar a criança com deficiência o menos dependente possível para que no futuro saiba ao menos decidir do que deseja para sua vida, é lógico que muitos não adquirem tal autonomia, mas como citei anteriormente, parcialmente, seguindo por esse caminho é possível sim ter perspectiva, expectativa e esperança, eu acredito no potencial de cada um, no trabalho glamoroso realizado pelos profissionais da habilitação e reabilitação e também na família é claro, peça fundamental de apoio e fortaleza dessas crianças e adolescentes, não seremos nós que iremos desmotivar a família da criança com deficiência, já basta tanto descaso, tantas formas de preconceito, seremos fortes com ou sem apoio do estado ou dos nossos governantes, mas seremos sábios ao votarmos.

A fortaleza da família é a sua própria imagem no espelho, a família é forte o suficiente para não desistir, sempre existirá uma luz no fim do túnel.

Meu nome é Benilce, sou Assistente Social pela Universidade Castelo Branco, Especialista em terapia de família pela Universidade Candido Mendes e Historiadora pelas Faculdades Integradas Simonsen.

Meu contato: valeubere@hotmail.com

#Crianças #Deficiência

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil