• Cheffe Paulo Marinho

CULINÁRIAnews | Pão de casca de banana do Chefe Áquila Andrade


Amigo leitor, hoje vou trazer um assunto bem atual. Vamos falar sobre desperdício de alimentos, reciclagem e reaproveitamento na cozinha! Parece uma missão difícil criar refeições com bom valor nutricional, sabor agradável, elegante e mais importante com um custo bem pequeno.

Quem é que não gosta de economizar na hora de preparar uma boa refeição? Além da consciência social que todos deveriam ter ao jogar alimentos em bom estado de consumo no lixo, sabendo que o Brasil ainda é um dos países com maior número de pessoas passando fome. Pois, é!

Hoje, podemos encontrar diversas receitas de reaproveitamento, com sobras de cascas, talos, sementes e folhas.

Grandes chefes vêm usando a culinária para esse conceito, criando métodos e maneiras de evitar as perdas, agregando ao "sub produto" valor que antes não se tinha. Isso se deu, graças à evolução da gastronomia, possibilitando tornar o que antes era lixo, em ótimas refeições e belos pratos.

E para falar desse assunto ninguém melhor que o grande Chefe Áquila Andrade, que teve o privilégio de trabalhar com o projeto da gastromotiva, uma ONG voltada para criação de refeições com reaproveitamento de alimentos.

Entrevista com @aquila_cozinha:

Chefe, como foi o seu contato com esse tipo de trabalho? Meu contato iniciou por intermédio de um curso que fiz com a Gastromotiva. Que é uma associação que oferece cursos gratuitos com o intuito do aproveitamento integral dos alimentos.

Teve algum momento que te marcou nessa trajetória? Acho que o momento mais marcante nisso tudo, é quando você pega aquele alimento, seja lá qual for uma laranja, maçã, banana... que iria para o lixo, e começa a imaginar dezenas de receitas que poderiam ser feitas com ele, e você consegue salvá-lo, evitando o desperdício e alimentando pessoas que antes não tinha o que comer.

Esse tipo de ação é importante para culinária e tem algum papel social, no seu ponto de vista? Sim! A importância para a culinária e sociedade é total! Esse tipo de ação é exemplar e deveria ser seguido por todos! Não só na parte profissional, mas também na parte caseira, para a dona de casa, ajuda a diminuir o custo e o desperdício. É de extrema importância que esse tipo de informação, seja divulgada, para que todos tenham ciência que é possível sim, desperdiçar menos e gerar mais.

Para finalizar você poderia deixar uma receita para nossos leitores? Será uma honra compartilhar esta ideia!!! E muito obrigado pela oportunidade.

RECEITA: Pão de casca de banana (Chefe Áquila Andrade)

Ingredientes : 6 bananas com casca 1 xícara de água 1 xícara de leite 30 g de fermento fresco 1/2 xícara de óleo 1 ovo 1 pitada de sal 500g farinha de trigo

Preparo: Reserve a polpa de banana cortada em rodelas e bata as cascas de banana com a água no liquidificador Junte o óleo, o ovo e o fermento e bata mais um pouco. Coloque a mistura numa bacia e acrescente: a farinha, o sal e o açúcar, misture com ajuda de uma espátula. Por último, colocar as bananas em rodelas Em uma forma untada com margarina e farinha de trigo, coloque a massa lembrando que ela vai crescer, ou seja, coloque a massa pela metade da forma e deixa descansar por 30 até que dobre o volume. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180 graus.

Paulo Marinho é Chefe Executivo do Restaurante Villa Italiana

#Pão #Receita #ÁquilaAndrade

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil