CONDOMÍNIOnews | Quais habilidades e competências um síndico profissional deve ter?
A harmonia nos condomínios deve ser buscada com persistência!
O Síndico é um profissional que interage diretamente com um número muito grande de pessoas. Estas pessoas podem ser agrupadas por condôminos e fornecedores, não se limitando a estes.
Circular por Estes Grupos administrando os diversos conflitos de interesse exige uma das principais competências que todo Síndico deve ter: a Liderança!
Outro pilar fundamental para realizar um bom trabalho é o Conhecimento sobre este universo cada vez mais complexo que é o Condomínio!
Desta forma é fundamental que o profissional que esteja vislumbrando o desafio da carreira de Síndico, desenvolva as habilidades e competências que permitam a ele ter liderança e conhecimento.
Para isso o melhor caminho é uma capacitação formal nesta profissão!
Apesar da profissão ainda não ser regulamentada, existem debates calorosos sobre este assunto, além de embates efervescentes entre conselhos profissionais como CRA, OAB e CREA, onde cada qual considera que é seu o direito de regulamentar e fiscalizar esta nova profissão!
O envolvimento destes órgãos e seus interesses diretos é plenamente justificado quando se analisa o potencial econômico dos condomínios nos nossos dias.
Ainda sem nenhuma definição quanto à qual dos conselhos caberá esta responsabilidade o mercado caminha a passos muito mais acelerados, onde diversos órgãos e entidades, e até faculdades com formação superior e pós-graduação, estão se organizando e/ou oferecendo certificações especializadas para o: Síndico Profissional.
Independente de qual seja o conselho que venha a ganhar este “cabo de guerra”, quando isso acontecer consequente o vencedor determinará a grade acadêmica da profissão.
No entanto é fundamental que o Síndico Profissional já atuante e aqueles que querem atuar neste mercado, invistam em capacitações nas modernas técnicas de administração de empresas, focada em gestão: de Pessoas, Operacional, Recursos Materiais e Máquinas; Princípios Jurídicos e fundamentalmente o Código Civil e a Lei 4591/64; Além de conhecimentos básicos de Engenharia Estrutural, Engenharia Elétrica e Hidráulica; entre outras capacidades complementares e agregadoras de valor à Gestão Condominial.
Apesar da crise este mercado está em plena expansão e demanda por profissionais qualificados já!
Grande abraço!
Gilberto L Ferreira faz Assessoria, Gestão e Tecnologia para Condomínios.
Dúvidas e sugestões estou à disposição:
e-mails: srsindicoprof@gmail.com; gilberto@tecninfo.com.br
Facebook: @srsindicoprof; @ceftecninfo