Buscar
  • Dr. Bruno Tadeu - Cirurgião Dentista

ODONTOnews | O que são gengivas saudáveis?


AS GENGIVAS SAUDÁVEIS são essenciais para ter dentes fortes. As gengivas são compostas por tecidos moles, como a pele, e cobrem os ossos que suportam os dentes. Estas formam um selo firme à volta dos dentes, limitando o espaço onde a placa bacteriana pode crescer. As gengivas saudáveis são de cor rosa claro, embora possam ter também outra pigmentação dependendo da sua origem étnica. Alterações gengivas como por exemplo, aparecerem vermelhas ou inchadas, sangrarem quando escova ou usa o fio dentário ou começarem a regredir, podem ser sinais de doença das gengivas.

A principal causa da doença das gengivas é o acumulação de placa bacteriana ao longo da linha da gengiva (onde a gengiva se junta ao dente). Se esta não for removida com escovação dos dentes e uso do fio dental regularmente, poderá resultar em irritação e gengivite, que é uma forma precoce e reversível da doença gengival.

Se a gengivite não for tratada, poderá enfraquecer o selamento entre as gengivas e os dentes, permitindo a criação de pequenos espaços ou bolsas. Quando não é tratada ao longo do tempo, estas bolsas entre as gengivas e os dentes vão aprofundando e desenvolve-se a forma mais grave de doença gengival, a periodontite, que é irreversível e pode resultar na perda de dentes.

PLACA BACTERIANA E DOENÇA GENGIVAL A placa bacteriana é uma das causas mais comuns da doença das gengivas. As bactérias utilizam os açúcares presentes na comida para produzir ácidos que podem irritar as gengivas e dissolver o esmalte dentário levando a cáries dentárias. As toxinas libertadas pelas bactérias também podem inflamar e danificar os tecidos à volta das gengivas, induzindo o corpo a enviar mais sangue para a área afetada. Isto, por sua vez, origina o sangramento das gengivas quando escova os dentes.

Quando a escovação diária e a limpeza com fio dentário não removem a placa bacteriana, esta pode endurecer e formar tártaro. Esta é uma substância encrustada que se acumula na linha gengival e se agarra aos dentes, tornando a sua limpeza mais difícil .Entretanto, a presença das bactérias pode soltar as gengivas dos dentes, deixando pequenos espaços ou bolsas onde ainda mais placa bacteriana se pode formar. Ao longo do tempo estes espaços tornam-se mais profundos e acabam por enfraquecer os ossos e os tecidos que apoiam e protegem os seus dentes.

É importante ir a consultas dentárias regularmente para verificar a quantidade de placa bacteriana na sua boca e tratar quaisquer problemas antes que piorem. Também deve consultar o seu dentista assim que sinta ou repare em quaisquer sinais de doença das gengivas, tais como ver sangue durante a escovação ou uso do fio dental.Juntamente com a escovação regular existem outras medidas simples que pode tomar na sua rotina diária de higiene oral para ajudar a limitar a quantidade de placa bacteriana que se acumula à volta e entre os seus dentes e gengivas - e ajudar a parar a evolução da doença das gengivas: 1. Use o fio dentário ou escovas interdentárias para se livrar de placa bacteriana presa em zonas de difícil acesso, como entre os dentes. 2. Utilize uma escova dentária com uma cabeça pequena e cerdas suaves e redondas e não se esqueça de limpar ao longo da linha da gengiva. 3. Visite seu dentista regularmente e evite os problemas que acometem as gengivas e dentes.

Dr. Bruno Tadeu de A. Martins - Cirurgião – dentista CRO-RJ 35.861 Especialista em Periodontia ( doenças que acometem tecidos gengivais e o osso) Responsável técnico na ODONTOCLÍNICA SAIQUI ( Telefone 3256-7190) Temos uma equipe especializada para solucionar seus problemas bucais.

#gengivas #Odontologia

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil