• Ane Louise Michetti - Psicóloga

NAMORALnews | Mudanças na política nacional sobre drogas


O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), ligado ao Ministério da Justiça aprovou no dia 1 de março (quinta-feira) uma resolução que inclui na Política Nacional Sobre Drogas a diretriz de ações governamentais na área com novas estratégias de atuação.

Para o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que é autor da proposta diz que: “Hoje demos um importante passo para o enfretamento à epidemia de dependência química e de violência que atinge o Brasil. A partir de agora, o governo federal vai investir em ações que promovam o tratamento dos dependentes químicos baseando-se no que a ciência tem demonstrado como melhor caminho. Vamos promover a abstinência, afastar as pessoas das drogas, e não ficar enxugando gelo com ações de reduções de danos como era feito”.

A nova orientação também reconhece o papel importante das comunidades terapêuticas no tratamento dos dependentes. Precisamos dar condições para que as pessoas tenham uma vida saudável e produtiva longe das drogas.

O ministro também diz que essa proposta tornará um “avanço” para enfrentar a violência.

Durante a votação, alguns conselheiros questionaram a falta de debate da proposta com a sociedade. Osmar Terra disse que o assunto é o mais debatido pela população brasileira e alegou que várias audiências públicas foram realizadas nos últimos anos.

Acredito que ainda não entenderam e confundem o conceito de redução de danos, as estratégias de redução de danos atuam a curto, médio e longo prazo para à atenção eficaz no que se refere dependente químico, sendo importante ressaltar da importância de se pensar em toda a linha de cuidado (promoção, prevenção, tratamento e reabilitação).

A Redução de Danos é uma estratégia de saúde pública que tem como objetivo prioritário minimizar os efeitos negativos decorrentes ao uso de drogas lícitas e ilícitas. É constituída por uma lei através do Art.196 da Constituição Federal.

Na Moral meu caro ministro concordamos que estamos enxugando gelo, mas enquanto não se perceber a importância da redução de danos como o início para um melhor caminho o dito gelo ainda vai demorar para derreter. Iremos aguardar ansiosamente “no que a ciência tem demonstrado como melhor caminho”. Enquanto isso estamos abstinentes de educação, saúde e segurança.

Eu sou Ane Louise Michetti dos Anjos, psicóloga, coach da vida, irremediavelmente apaixonada e ainda aprendiz na arte de ser dona de casa.

Tire suas dúvidas para o e-mail: anelouisepsicologa@gmail.com

#Drogas

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil