• Juliana Manes - Veterinária

PETSnews | Castrar seu animal é um ato de amor. Que tal considerar?


Existem muitos mitos sobre a castração de animais de estimação. O mais famoso de todos é o “mito da primeira cria”, onde se acredita que a fêmea precisa ter ao menos uma cria para evitar tumores. Já no caso dos machos, crê-se que a castração torna o animal triste e frustrado, pois não conseguiria mais cruzar. Todas as afirmações acima são falsas, tanto para cães quanto para gatos.

A castração vai muito além do controle da população, muito além do acalmar os animais e muito além da “marcação de território”. Levando em consideração os estímulos hormonais, muitas doenças são evitadas quando os animais são castrados.

Alguns exemplos de doenças evitadas com a castração das fêmeas são: • PSEUDOCIESE (gravidez psicológica); • TUMORES de mama, ovários e útero; e a • PIOMETRA (infecção uterina que pode generalizar e levar à morte em poucos dias).

Existem estudos que comprovam que a castração precoce de fêmeas é capaz de reduzir drasticamente o desenvolvimento dos tumores de mama (em cerca de 85%).

Nos machos, a castração evita: • Tumores de testículo e de próstata; • Alguns tumores de pele influenciados por hormônios sexuais; • Aumento exagerado da próstata (que vai acarretar problemas na evacuação e problemas urinários).

Sem falar no mau comportamento que envolve fugas, brigas e a “mania” de urinar em todo o lugar.

Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade e o tipo de alimento que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados precisam consumir menos calorias. Vale ressaltar que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo!

Juliana Manes é Médica Veterinária formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Pós-graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais (2007), Curso de atualização em medicina felina (2015), Proprietária da Veterinaria Sulacap desde 03/05/2010. Contatos: 3357-9933/ 3253-1449 / 96439-8215 (WhatsApp) Facebook: Juliana Manes Página Facebook: Veterinária Sulacap Site: www.veterinária-em-domicilio.com

#Castração #Pets

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.