• Heloísa Cavalcante - Professora

PORTUGUÊSNEWS | Concordância Verbal


Regra geral: o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa.

Exemplos: O gerente falou com a secretária. (Falou concorda com gerente que está no singular)

A secretária e suas auxiliares não compareceram à reunião. (Compareceram concorda com A secretária e suas auxiliares que está no plural)

Os casos mais interessantes são expostos a seguir:

Sujeito coletivo Se o sujeito for um coletivo do singular seguindo de um complemento no plural, o verbo pode ir para o plural ou permanecer no singular: A série de notas fiscais referentes ao pagamento das mercadorias adquiridas no mês de março próximo passado será enviada a V.Sa., através de nosso representante. (SERÁ concorda com SÉRIE e não com NOTAS FISCAIS)

A série de notas fiscais está correta. O conjunto de duplicatas é para serempagas. O número de papéis e documentos é inferior ao número de funcionários. A multidão foi levada ao show aos empurrões. A maioria das notas fiscais é tirada no computador.

#ConcordânciaVerbal #Português

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil