• Drª Dolores Silva - Pediatra

PEDIATRIAnews | Um pediatra para chamar de seu


Olá, amigos.

Estamos iniciando essa coluna para discutirmos questões relacionadas à saúde da criança e do adolescente. Vamos iniciar comentando sobre a importância da puericultura na vida de nossos pequenos.

Mas o que é puericultura? Existem diversas definições sobre o que é puericultura, mas de uma forma geral podemos dizer que é a arte do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do ser humano, desde seu nascimento até o fim da adolescência. Pode ser realizada pelo pediatra (como é mais comumente realizada), e/ou por equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da nutrição e psicologia, dentre outros.

E qual é a importância de se realizar esse acompanhamento? Ao realizarmos o acompanhamento adequado de nossas crianças e adolescentes, ficamos mais atentos a possíveis distúrbios do crescimento e desenvolvimento, antes mesmo que esses distúrbios causem alterações na saúde, no desempenho escolar ou no convívio social da criança. Muitos casos graves de doenças ou outros distúrbios poderiam ser evitados, ou pelo menos amenizados, com o acompanhamento adequado dessas crianças.

O ideal é que esse acompanhamento seja realizado pelo mesmo profissional, uma vez que dessa forma se torna mais fácil conhecer o padrão da criança, e a identificação de desvios desse padrão. Outro benefício de ter um pediatra que faça o acompanhamento regular de seu filho é que esse profissional conseguirá determinar as melhores condutas em casos de doença, inclusive por possuir a confiança da criança e sua família. A rotina de consultas sugerida para realização da puericultura é a seguinte: primeira semana de vida; nos meses 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9, 12 (no primeiro ano de vida); depois nos meses 15, 18, 24, 30, 36, 42, 48 de vida; e a partir de 5 anos, uma vez ao ano.

Esse esquema pode ser alterado pelo pediatra de acordo com as necessidades da criança e da família. Esse esquema é o mínimo sugerido.

Não deixe de realizar as consultas de rotina de seu filho. De preferência, procure até encontrar um pediatra que você confie. Lugar de consulta pediátrica não é nos serviços de emergência; esses devem ser reservados apenas para reais situações de urgência e emergência (iremos falar disso num outro momento!). Seu filho agradece!

Dra. Dolores Silva é Residente em pediatria pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), Médica do Ministério da Educação (CEFET-RJ) e Médica pediatra (Unidade de internação e UTI pediátrica) do Hospital Caxias D´or.

Contato:99530-1763 (marcação de consultas)

Email: dolores-silva@cefet-rj.br

#Pediatria

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil