• Juliana Manes - Veterinária

PETSnews | Cuidando do cão alérgico


Alergias se desenvolvem e não têm cura, mas são controláveis

Um cão pode ter alergia a uma ou a várias coisas, e essa determinação de “a que?” o animal é alérgico deve ser realizada junto com o veterinário a fim de traçar um plano para que as crises sejam mais suaves e menos frequentes. Alguns animais manifestam feridas, queda de pêlos, “cheiro forte”, pele avermelhada, e coceira (dentre muitos outros sintomas).

Muitas vezes o animal manifesta a coceira de forma que o tutor não consegue definir, temos bons exemplos disso quando o cão lambe as patas, espirra e também quando esfrega muito o focinho no chão, paredes e tapetes. A maioria das vezes, além de uma longa consulta investigativa, são necessários alguns exames para se chegar ao diagnóstico de alergia.

Uma vez detectada a alergia, o dono de um cão alérgico tem que assumir a existência da doença ao longo da vida do animal. Seguir algumas recomendações faz toda diferença para se obter o controle das crises alérgicas: - Não dar extras alimentares (pão, biscoitos, comida caseira, queijos, etc.); - Só oferecer rações sem corantes; - Só oferecer petiscos CANINOS sem corantes e/ou flavorizantes; - Evitar produtos de limpeza com cheiros fortes e que deixem resíduos (sabão em pó, pinhos, desinfetantes em geral, lustra móveis, etc.); - Não usar aromatizantes de ambientes (bom ar, incenso, etc); - NÃO FUMAR!!!! - Banhos somente com shampoos terapêuticos destinado ao uso em animais prescritos pelo veterinário responsável pelo seu animal; - Não usar perfumes no animal; - Realizar controle de parasitas externos (pulgas, carrapatos e mosquitos) de forma adequada, a fim de evitar as picadas dos mesmos.

LEMBRE-SE: Respeitando/aceitando tais recomendações, você estará contribuindo para a saúde e qualidade de vida do seu melhor amigo e... evitando gastos desnecessários com medicamentos!!!

#Pets #cãoalérgico

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil