• Benilce Benvindo - Assistente Social

SERVSOCIALnews | A família e seus estímulos positivos e negativos


De fato quando ouvimos a palavra família nos remetemos a sentimentos mútuos como compreensão, acolhimento, escuta ou até mesmo união.

Podemos também ser frutos ou sementes desses sentimentos tendo absorvido os mesmos durante nossas vidas, esses exemplos e manifestações também geram outros fatores, contudo não paramos para perceber que nem toda ação gerada de um sentimento desses pode ser positivo ou coerente, vamos refletir: Será que uma atitude de compaixão estimula positivamente uma ação errada cometida por um filho ou será que um acolhimento oriundo de super proteção vai gerar um estímulo positivo para aquela criança? Acredito que o estimulo percebido ali vai ser de dependência, incapacidade e insegurança.

A família também estimula negativamente quando não oferece oportunidades de desenvolvimento para a criança ou para o jovem, meus caros fazer tudo pelos filhos só estimula a preguiça e gera falta de confiança, deixe o seu filho crescer dentro da normalidade específica para a idade dele, o tempo passa e o que percebo é que os pais continuam tratando os filhos como bebês, crianças de cinco e seis anos que esperam que o pai providencie simples atitudes como vestir um casaco ou tomar um banho, isso não estimula o seu filho positivamente, pelo contrário é um estímulo a não crescer, cuidado com a super proteção, gera adultos inseguros e sem atitudes.

Infelizes serão aqueles que não conseguiram ter a oportunidade de experimentar cair, levantar, errar e acertar.

O tempo voa aos nossos olhos, fique atentos, o melhor estímulo é orientar e deixar fazer, como falei anteriormente dentro dos limites de desenvolvimento da idade da criança.

Estamos na era do “MI MI MI”, meus queridos o mundo lá fora é cruel, enquanto família temos que proporcionar aos nossos filhos a possibilidade de crescimento em todos os sentidos, vamos deixar que eles tenham autonomia, mas para isso temos que estar juntos orientando e guiando e não fazendo por eles, o fazer é importante para que a criança possa errar e conseguir acertar com a possibilidade de praticar e ter iniciativa, esse sim é o estimulo positivo adequado a cada faixa etária, vamos deixar que cresçam perto de nós e errem ao nosso alcance.

As possibilidades de estimular uma criança são infinitas e é claro dentro do tempo de cada uma, muitas famílias se preocupam em ocupar o tempo todo da criança com atividades de contra turno escolar, contudo não demonstram nenhum interesse pela atividade que a criança realiza, ou seja, estimula a criança por um lado colocando a mesma para exercer tal atividade, mas não interage com a criança demonstrando interesse pela tal atividade, nesse caso estimulou e não permanece o estímulo da criança, pois não percebe na família tal entrosamento, interesse ou empolgação.

Percebo isso diariamente, existe um estimulo muito grande ao consumo e pouco de interação com os filhos, é um sentimento estranho realizado pelas famílias, muita cobrança de resultados e estímulos errados e conflituosos, percebam caros leitores, reflitam sobre o aproveitamento de seu tempo junto a sua família e avalie que estimulo realiza com seus filhos.

Caro leitor querendo contribuir ou realizar alguma sugestão, entre em contato através do email: valeubere@hotmail.com

Agradeço imensamente a oportunidade.

Sou Benilce, Assistente Social pela Universidade Castelo Branco, especialista em Terapia de Família pela Universidade Candido Mendes e Historiadora pelas Faculdades Integradas Simonsen, possuo ampla experiência com famílias em situação de vulnerabilidade social e crianças e adolescentes com deficiência.

#família #estímulos #ServiçoSocial

20 visualizações
Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil