• Heloísa Cavalcante - Professora

PORTUGUÊSnews | Erro muito comum e cometido


Erro muito comuns e cometidos, até mesmo, por quem está acostumado a escrever.

No processo de construção textual, deve-se prestar atenção às expressões responsáveis pela ligação entre termos ou orações. Com bom uso dos conectivos,que são as palavrinhas que ligam os termos ou as orações, fazendo com que tenham um sentido lógico o texto terá lógica na transmissão das ideias.

1. QUE (pronome relativo) É um pronome, como já diz o nome,que se relaciona a um termo da oração. Mas nem sempre basta a ligação por meio de “que” somente. É preciso observar a exigência de preposição por parte do verbo. Vejamos este caso: “Estava insustentável a situação que chegávamos na Política.”

Apesar da ligação promovida pelo pronome relativo “que”, o verbo chegar – no sentido de atingir o termo do movimento de ida ou vinda – exige a preposição “a”. Por exemplo: quem chega,chega A algum lugar. Seguem alguns exemplos adequados ao padrão: “Chegar ao mais alto cargo.” “Chegar à sala de jantar” “Chegávamos a uma situação insuportável.”

Por isso não se pode omitir a preposição, caso o verbo exija, pois haverá um erro de regência. Vejamos o primeiro exemplo, agora em acordo: “Era caótica a situação A que CHEGÁVAMOS na Política.”

Com o verbo ASSISTIR, por exemplo: Quem assiste, assiste a algo, então NUNCA devemos dizer ou escrever: Eu assisti o jogo Eu assisti o filme Eu assisto televisão.

O verbo ASSISTIR exije a preposição A quando este tem o sentido de VER. O correto é: Eu assisti ao jogo Eu assisti ao filme Eu assisto à televisão

#Português #Errocomum

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil