Buscar
  • Andressa Gonçalves - Estudante de Design de

CINEnews | A Indesejável Nº 1


A framboesa é uma fruta que, apesar de não muito consumida, cultivada e popular em nosso país, é bastante rica em nutrientes e apresenta grandes benefícios para nossa saúde. Rica em antioxidantes naturais e vitamina C, ela ajuda a regular a pressão arterial, favorece o trânsito intestinal, aumenta o poder cerebral e auxilia na gestão da diabetes.

Por isso, imagine minha surpresa ao descobrir que algo tão bom pode ser tão ruim? Sim, esta fruta tão salutífera é sinônimo de pavor em Hollywood e por quê? Porque dá nome a um dos mais temidos prêmios da atualidade, o Framboesa de Ouro.

O prêmio Framboesa de Ouro.

(Obtida em: https://cinefreak.com.br/vencedores-framboesa-de-ouro-2015/)

A ideia do prêmio foi concebida por John Wilson, publicitário que atua no ramo do marketing de cinema em Hollywood. Depois de assistir "A Música Não Pode Parar" (1980) e "Xanadu" (1980), ele desgostou profundamente dos dois, e teve a ideia de, durante seu jantar anual na noite do Oscar, passar uma lista, para que seus convidados votassem nos piores filmes do ano. E foi o que ele fez em 1981, reuniu cerca de 36 convidados na sala de estar de sua casa e realizou uma cerimônia de premiação improvisada, aquela que seria a primeira do Framboesa de Ouro.

John Wilson, criador do Framboesa de Ouro.

(Por: Par Lance - DSC06954, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6727674)

Nela, houve oito categorias (Pior Filme, Pior Ator, Pior Atriz, Pior Ator Coadjuvante, Pior Atriz Coadjuvante, Pior Diretor, Pior Roteiro e Pior Canção Original), algumas com até 10 indicados, como em Pior Diretor.

Wilson resolveu então repassar os resultados à mídia, o que consequentemente atraiu mais e mais pessoas, incluindo críticos de cinema e jornalistas, à sua sala de estar nas premiações seguintes. Com o inusitado sucesso, John resolveu ampliar o evento, realizando as debochadas cerimônias em teatros de Los Angeles.

A celebração sempre ocorre um dia antes da entrega dos Oscars, para atrair maior atenção da mídia e do público. O prêmio é composto de uma framboesa de plástico sobre uma película Super-8, pintados de tinta dourada. Ao contrário de seu colega prestigiado, a Framboesa vale pouco, aproximadamente 5 dólares.

Alguns artistas como Sandra Bullock e Halle Berry, levaram suas indicações no bom humor e receberam seus Framboesas pessoalmente, Halle em 2004 e Sandra em 2010. Ambas realizaram um feito incrível ao serem contempladas no mesmo ano com um Framboesa e um Oscar.

O caso de Sandra foi o que mais chamou atenção, já que, além de ir pessoalmente ao local, ela ainda distribuiu para a plateia cópias do filme pelo qual foi indicada por pior atuação "Maluca Paixão" (2009), para que eles avaliassem se ela realmente foi a do ano. No final, ela ainda brincou, dizendo que se eles mudassem de ideia ela iria devolver o prêmio.

Sandra Bullock recebendo pessoalmente seu Framboesa de Ouro, em 2010.

(Obtida em: https://cinemaeargumento.wordpress.com/2011/01/24/indicados-framboesa-de-ouro-oscar-2011/)

Hoje em dia, foi removida a categoria de Pior Canção Original e foram adicionadas duas categorias em seu lugar: Pior Combinação em Tela, Pior Continuação/Remake.

Membros da indústria cinematográfica formam a base de eleitores, que hoje em dia somam mais de 657 membros, mas qualquer cinéfilo ou internauta pode participar e votar, basta se inscrever na "Associação Prêmio Framboesa de Ouro" e pagar uma taxa de matrícula e renovação.

Em 2018, eis os indicados:

Pior Filme

"Baywatch"

"Emoji - O Filme"

"Cinquenta Tons Mais Escuros"

"A Múmia"

"Transformers: O Último Cavaleiro"

Pior Ator Tom Cruise - "A Múmia"

Johnny Depp - "Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar"

Jamie Dornan - "Cinquenta Tons Mais Escuros"

Zac Efron - "Baywatch"

Mark Wahlberg - "Pai em Dose Dupla 2" e "Transformers: O Último Cavaleiro"

Pior Atriz Katherine Heigl - "Paixão Obsessiva"

Dakota Johnson - "Cinquenta Tons Mais Escuros"

Jennifer Lawrence - "Mãe!"

Tyler Perry - "BOO! 2: A Medea Halloween"

Emma Watson - "O Círculo"

Pior Ator Coadjuvante Javier Bardem - "Mãe!" e "Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar"

Russell Crowe - "A Múmia"

Josh Duhamel - "Transformers: O Último Cavaleiro"

Mel Gibson - "Pai em Dose Dupla 2"

Anthony Hopkins - “Collide” e "Transformers: O Último Cavaleiro"

Pior Atriz Coadjuvante Kim Basinger - "Cinquenta Tons Mais Escuros"

Sofia Boutella - "A Múmia"

Laura Haddock - "Transformers: O Último Cavaleiro"

Goldie Hawn - "Viagem das Loucas"

Susan Sarandon - "Perfeita é a Mãe 2"

Pior Combinação na Tela Qualquer combinação de dois personagens, dois brinquedos de sexo ou duas posições sexuais em "Cinquenta Tons Mais Escuros"

Qualquer combinação de dois seres humanos, dois robôs ou duas explosões em Transformers: "O Último Cavaleiro"

Quaisquer dois emojis desagradáveis em "Emoji - O Filme"

Johnny Depp e sua atuação como bêbado em "Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar"

Tyler Perry e seu vestido velho ou peruca usada em "BOO! 2: A Madea Halloween"

Pior Remake, Cópia ou Sequência "Baywatch"

"BOO 2: A Medea Halloween"

"Cinquenta Tons Mais Escuros"

"A Múmia"

"Transformers: O Último Cavaleiro"

Pior Diretor Darren Aronofsky - "Mãe!"

Michael Bay, Transformers - "O Último Cavaleiro"

James Foley - "Cinquenta Tons Mais Escuros"

Alex Kurtzman - "A Múmia"

Anthony (Tony) Leondis - "Emoji - O Filme"

Pior Roteiro "Baywatch"

"Emoji - O Filme"

"Cinquenta Tons Mais Escuros"

"A Múmia"

"Transformers: O Último Cavaleiro"

*Lista disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/framboesa-de-ouro-2018-jennifer-lawrence-tom-cruise-e-johnny-depp-sao-indicados-a-piores-do-ano.ghtml

E então cinéfilos? Quem são seus preferidos para “vencer” em cada categoria do Framboesa de Ouro deste ano? Conta para a gente!

Andressa Gonçalves é futura jornalista. Como adora cinema, sempre pesquisa sobre paletas de cores, trilhas sonoras, curiosidades, e tudo o que pode sobre este universo. Mantém também o projeto bilíngue Expedição Musical, que toda semana apresenta ao grande público, novos talentos do cenário musical.

Contato: miss.gonc00@gmail.com

#Cinema #Framboesa

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil