Buscar
  • Alexandre Madruga

Universidade Castelo Branco disponibiliza trezentas doses da vacina contra febre amarela


Nesse sábado (27), Dia D da Vacinação Contra a Febre Amarela, moradores da Zona Oeste do Rio contam mais um reforço no combate e prevenção à doença. A Clínica Escola da Universidade Castelo Branco (Realengo) disponibiliza 300 doses da vacina, que serão aplicadas das 10h às 16h. Porém, é importante chegar o quanto antes para garantir a senha. Lembrando que o Dia D é organizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio, para a impedir o agravamento do surto de febre amarela. A vacina está disponível em doses facionadas e acontece em 29 UPAs, 10 hospitais estaduais, 8 tendas montadas pelo governo, 30 quartéis do corpo de bombeiros e 5 batalhões da Polícia Militar. A febre Amarela A febre amarela é uma doença infecciosa causada pelo vírus da família Flavivírus e transmitida pela picada dos mosquitos infectados, que pode danificar o fígado e outros órgão internos. A patologia possui 2 ciclos: o urbano, disseminado pelo Aedes aegypti, que é o tipo mais comum nas grandes cidades e o silvestre – quando ocorre em áreas florestais – propagada pelos vetores Haemagogus e Sabethes. O nome é atribuído ao aspecto amarelado que a doença causa no paciente.

Especialistas afirmam que não é possível transmitir o vírus entre duas pessoas ou diretamente de um macaco para humanos, pois nesses casos a transmissão só pode ser feita via macaco-mosquito-pessoa ou pessoa-mosquito-pessoa.

Estudos comprovam que o aumento da população de mosquitos aumenta no período entre os meses de maio a dezembro por se tratar de uma estação mais chuvosa aumenta consequentemente a proliferação dos mosquitos. 


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil