• Valcir Ramos - Economista

GESTÃOnews | Seu tempo vale dinheiro. Utilize-o da melhor forma possível.


“Tempo” é “Dinheiro”, se você tem o primeiro poderá conseguir o segundo. Mas o contrário não é verdadeiro, ou seja, com todo DINHEIRO do mundo você não conseguirá comprar nenhuma quantidade de TEMPO. Por isso, não gaste seu TEMPO correndo atrás de DINHEIRO sem antes traçar um plano que lhe possibilite otimizar seu TEMPO, de forma a alcançar um maior volume de DINHEIRO com o menor esforço possível.

A boa GESTÃO prega que deve-se “Investir TEMPO no planejamento para economizar TEMPO na execução”. A isso chama-se PLANEJAMENTO. Quando se fala em planejar você não deve pensar somente no mundo corporativo. Mesmo na sua vida pessoal um PLANEJAMENTO é de suma importância.

Ao planejar você poderá definir antecipadamente como otimizar o seu TEMPO para ganhar, para poupar, para aumentar, para gastar e para usufruir do DINHEIRO.

Para isso serve um PLANEJAMENTO. Nele você analisa suas condições atuais, prioriza seus objetivos de vida (curto/médio/longo prazo), estuda e estabelece suas necessidades, define a melhor estratégia a ser utilizada, projeta um orçamento aderente às estratégias e metas traçadas e elabora os controles necessários para fazer um comparativo do que está sendo realizado versus o que foi planejado, o que lhe possibilitará fazer os eventuais ajustes de correção de rumo.

O planejamento e administração de sua vida pessoal em nada difere do de uma empresa. Da mesma forma você terá Receitas / Despesas / Impostos / Contas a Pagar / Contas a Receber / Ativo / Passivo / Resultado / Patrimônio Líquido.

Por isso, um bom planejamento pessoal busca o Aumento de Receitas, a Redução de Custos, a boa Administração dos Recursos/Caixa, a Melhoria dos Processos para o Crescimento Pessoal e o consequente aumento da Estabilidade Familiar e do Patrimônio Líquido Pessoal.

Para você que é empresário, o seu Planejamento Pessoal não pode se confundir com o de sua Empresa. Da mesma forma o Planejamento Pessoal de seus funcionários será de grande importância para o sucesso do Planejamento Estratégico de seu negócio.

Afinal, funcionários que atingem uma relativa estabilidade em sua vida pessoal, pelo equilíbrio em suas finanças, alcançarão uma maior tranquilidade para a própria família e terão, com toda certeza, maior produtividade nas suas atividades profissionais, já que não levarão preocupações familiares para o ambiente da empresa. Ganham todos. Ganham os Funcionários e também a Empresa.

Por esse motivo ao ministrar um treinamento de “Economia Doméstica/Planejamento e Orçamento Familiar” para seus funcionários você não estará absorvendo mais uma DESPESA. Na realidade você estará fazendo um EXCELENTE INVESTIMENTO.

Pense nisso, planeje e incentive seus funcionários a planejar. Todos sairão ganhando.

Valcir Ramos é Economista, pós-graduado em Adm. Financeira pela FGV-RJ, Consultor/Coach na VRamos Consultoria Planejamento Estratégico e Gestão

www.vramosconsultoria.com.br / (21)98106-8974

#dinheiro #Gestão #Economia

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil