Telecomunicações são bicampeã de queixas no Procon Carioca
O setor de telecomunicações foi o campeão de demandas registradas pelos consumidores junto ao Procon Carioca pelo segundo ano consecutivo. Foram recebidas 326 demandas sobre a Oi Telemar, 8,94% do total de 2017, que teve ao todo 3647 queixas registradas por meio do Sindec, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O sistema pertence à Senacon, a Secretaria Nacional do Consumidor, e é o canal oficial por onde grande parte das demandas são gerenciadas. Em 2016, 643 reclamações do total de 5912 eram da mesma empresa, um total de 10,88% das demandas. Além da liderança por empresa, as telecomunicações vencem como setor. Das dez empresas com mais reclamações, seis são do ramo, com um total de 886 registros, 24,3% de toda a demanda do Procon Carioca no sistema. Veja abaixo a lista dos dez primeiros colocados.
"Para ter os seus direitos garantidos, o consumidor precisa nos ajudar, acionando os órgãos que atuam em sua própria defesa", disse o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz. As reclamações podem ser feitas pelo site do Procon Carioca, http://www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca, pelo Consumidor.gov.br, pela Central 1746 e pelo atendimento itinerante, que a cada semana está em uma localidade do município. A resposta chega ao consumidor em até 30 dias.