• Josi̊ Sàldanha - Numeróloga Cabalista

HOLÍSTICOnews | Usar sempre roupas pretas é bom? A cor preta e seus significados


Hoje vamos voltar ao tema das cores para falar, especificamente, de uma cor que enquanto muitos amam, outros não suportam usar: a cor preta.

Eu mesma já tive uma predileção enorme por essa cor, sempre tive várias roupas e objetos de cor preta até que, há três anos, descobri que, para mim, ela não era recomendada devido à missão para a qual eu estava sendo preparada, que é trabalhar com terapias holísticas. Sublinhei, e vou sublinhar novamente, que o preto não é recomendado para mim, pois cada caso é um caso e nem eu mesma sei o quão profundo é esse mistério na minha vida. Um dia, por certo, saberei.

Depois de ser esclarecida sobre esse fato, sinceramente, passei a evitar essa cor, apesar de não me ser “proibido” usá-la. Ainda tenho roupas pretas, que uso ocasionalmente, dependendo do local, e também sapatos e acessórios, sem problema algum. Mas confesso que “perdeu a graça”...

Pois bem, desde então, passei a meditar sobre esse assunto e reparar o comportamento, as emoções, o jeito de ser das pessoas que têm certo fascínio pela cor preta. Aprendi algumas coisas que desejo compartilhar com vocês agora.

A cor preta, assim como tudo no mundo, tem seus aspectos positivos e negativos. Do lado positivo ela significa independência, luxo, austeridade, requinte, fertilidade, sofisticação etc.

No Antigo Egito, a cor preta simbolizava tanto a morte quanto o pós-vida, como também a fertilidade e a ressurreição, devido lama orgânica deixada pelo Rio Nilo, após as cheias, que favorecia a agricultura, base de sua subsistência.

No símbolo Yin-Yang, o encontro do preto com o branco simboliza a união das energias opostas que geram a vida.

Por outro lado, a cor preta também significa mistério, introspecção, angústia, penitência, condenação, como também representa o submundo.

Voltando ao Antigo Egito, tanto Osíris quanto Anúbis, eram retratados com faces negras, pois o primeiro era o “rei do mundo dos mortos”, enquanto o segundo era o deus do embalsamamento.

Pessoas com tendência à depressão devem evitar o uso excessivo dessa cor, pois ela tem o poder de isolar e de repelir. Gostar excessivamente de usar essa cor no vestuário também é uma marca das pessoas que não gostam de abrir mão de nada, que são muito apegadas e também teimosas.

As pessoas persistentes, reservadas, sóbrias e aquelas que querem sempre passar uma impressão de autoridade e elegância também tendem a gostar muito de usar o preto.

Para muitas culturas o preto simboliza o luto, a morte, a tristeza pela perda de uma pessoa querida. Já para outras culturas a cor do luto é o branco, que simboliza a espiritualidade, a paz, a vida após a morte.

As pessoas fora do peso gostam de usar essa cor para parecerem magras, mas o que realmente acontece é que a cor preta disfarça as ondulações e as gordurinhas em excesso devido à sua ausência de forma que faz com que percamos a noção dos limites do corpo e, assim, ele fique parecendo mais magro.

Um cuidado que deve tomar quanto ao uso de roupas dessa cor é quando a pessoa precisa se mostrar comunicativa, interagir, transmitir uma mensagem, pois ela não permite troca energética. Ao contrário do que se deseja, nesse caso, o uso excessivo do preto pode deixar a pessoa introvertida, intolerante e apática.

Já repararam como muitos jovens tem verdadeira fissura por usar preto e como é comum que eles formem grupos fechados em seus mundos, sem interagir positivamente uns com os outros? E que há inúmeros casos de depressão entre eles? Pois então, o preto isola e repele...

Essa cor também está associada ao nosso chakra básico, cuja cor principal é o vermelho. Esse chakra está ligado a todos os nossos sentidos e funções necessárias à sobrevivência: comer, beber, dormir e também está ligado aos prazeres e ao sexo. Eis o porquê as danceterias, casas de shows etc usarem predominantemente o vermelho e o preto nas paredes, mobiliários etc.

O que desejo transmitir com as considerações acima é que todo excesso deve ser evitado, pois gera desequilíbrio. O desequilíbrio energético pode gerar doenças as mais diversas. Ponha mais cores em sua vida!

Um grande abraço.

Namastê!

Josi̊ Sàldanha é Numeróloga Cabalista, formada pela ABNC – Academia Brasileira de Numerologia Cabalística, Terapeuta Psicopedagoga Holística, em várias especialidades, afiliada à ABRATH – Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos, Pedagoga formada pela UERJ, Teóloga especialista em Ciências da Religião pela UNESA, Sacerdotisa há 15 anos, com dois livros publicados na área de Teologia.

Telefones Oi: (21) 3357-7399 e 98464-4568

Whatsapp e celular Claro: 99232-4887

www.josisaldanha.com.br

contato@josisaldanha.com.br

www.facebook.com/josisaldanhanumerologa

#Corpreta #preto #roupaspretas #cores #cromoterapia #Osíris #Anúbis #YinYang #depressão

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil