NUTRIÇÃOnews | Banana: vilã ou mocinha na alimentação?
Bom dia e boa semana!
A banana é uma fruta que já teve fama de calórica e deveria ser evitada por aqueles que desejavam perder peso. Um erro, na verdade a banana não é uma fruta tão calórica a ponto de ser evitada, uma unidade pode ter de 60 a 120 cal (dependendo do tamanho).
É rica em potássio, essencial para a contração muscular, ideal para quem pratica esportes devido a sua quantidade de calorias em apenas uma unidade. Também é uma fonte de fibras, contribuindo para a saciedade e equilíbrio intestinal.
É uma alimento saboroso, versátil e barato. A banana contem três tipos de carboidratos (sacarose, glicose e frutose) pode ser ingerida antes e após os treinos para evitar a fadiga e repor glicogênio muscular. Os benefícios da banana são muitos, devido ao seu alto teor de potássio ajuda a controlar a pressão arterial por eliminar o sódio do organismo e também ajuda a evitar câimbras e dores musculares.
Podemos combinar a banana com outras frutas e preparar uma deliciosa e igualmente nutritiva salada de frutas.
Ainda combate sintomas da TPM por ser fonte de triptofano, um tipo de aminoácido que o organismo converte em serotonina, causando bem estar.
Portanto a banana é uma excelente opção para sua dieta com diversos benefícios.
Bom apetite, saúde e paz!
Cristiane Ferreira é Nutricionista. Dúvidas e Perguntas Facebook: Nutricionista Cristiane Ferreira Consultório: 3357 - 6005 (sulacap)