SERVSOCIALnews | Empoderamento feminino nas relações familiares
Caros leitores hoje vou falar de um tema bastante atual, porém pouco falado e discutido principalmente entre os homens. Aproveitando para lembrar que ambos devem ser tratados com o devido respeito. E nesse sentido que acredito que respeito deve ser o primeiro passo no decorrer das relações familiares, é nesse ponto que tudo começa tanto o amor como o desamor.
Vocês devem estar se perguntado o que amor tem a ver com empoderamento feminino e respeito? Meus caros têm tudo em comum.
Vou começar com um exemplo bem clássico, contudo pouco refletido. Quem preparou sua ceia de natal? Ficaria muito feliz com comentários masculinos assumindo e relatando que desempenharam essa função, rsrs. Valorizamos a dona de casa? A mulher que não trabalha fora e que trabalha dentro de casa?
Caros leitores o empoderamento feminino sempre existiu e sempre foi pouco reconhecido e digo isso com convicção, e sem ter alguma relação com o feminismo, digo sem dúvida alguma que ambos não possuem relação direta.
Para que acompanha minhas colunas, citei em algum momento sobre as mães que desempenham dupla jornada de pai e mãe, quando falei sobre mães guerreiras, tutoras de crianças com deficiência.
Eu acredito que a mulher tem o poder de comandar, liderar, cozinhar e fazer qualquer coisa que queira, sua capacidade de agir e pensar, cuidar da casa, trabalharem fora e dentro de casa, lavar, passar, cuidar dos filhos com ou sem deficiência, cuidar do marido, namorado, administrar um lar, ser pai, mãe, ser uma MULHER, não é para qualquer um mesmo, não desmerecendo o sexo masculino, precisamos deles sim, mas o poder que a mulher tem de desempenhar várias funções diferentes no decorrer de 24 horas é fantástico.
O amor, o respeito é fundamental nas relações familiares, não podemos aceitar que mulheres se tornem vítimas de maus tratos só pelo fato de serem mulheres e sofrerem com o paradigma de serem frágeis, mulheres são empoderadas sim, tem a capacidade de amenizar conflitos, apaziguar dificuldades e tolerar o inflexível, quando se tem respeito e amor é claro.
A mulher não deve se calar deve denunciar a violência, deve relatar sua ingratidão, seu valor é imenso, o respeito deve ser seu sinônimo sua fonte para qualquer relação familiar.
Família tem que cuidar, se relacionar com respeito e reconhecer o poder da mulher.
Acredito num mundo sem preconceitos em que esses valores sejam concebidos e estimados nas relações familiares como alavanca para as pacíficas relações sociais.
Meu respeito e admiração em igual a todas as mulheres e homens, que se reconhecem com amor e respeito. Votos de um ano novo livre de preconceitos, com menos desigualdades e mais gratidão.
Mulher se fortaleça se ame e não aceite sua incapacidade, crie meios de vencer suas barreiras e se capacitar para viver com dignidade.
Caro leitor querendo contribuir ou realizar alguma sugestão , entre em contato através do email: valeubere@hotmail.com,
Agradeço imensamente a oportunidade. Sou Benilce, Assistente Social pela Universidade Castelo Branco, especialista em Terapia de Família pela Universidade Candido Mendes e Historiadora pelas Faculdades Integradas Simonsen, possuo ampla experiência com famílias em situação de vulnerabilidade social e crianças e adolescentes com deficiência.