Buscar
  • Gilberto L. Ferreira - Consultor

CONDOMÍNIOnews | As responsabilidades dos Síndicos no final do ano vão muito além das decorações de


A harmonia nos condomínios deve ser buscada com persistência!

A época natalina subtende uma agradável disponibilidade onde as pessoas ganham um tempo extra para fazerem curtas viagens, se reunirem com os amigos, se recolherem em retiros espirituais, praticarem esportes não convencionais, ou simplesmente curtirem a ociosidade sem preocupação com seus deveres profissionais nestes dias livres.

Tudo muito bom!

Mais e o seu condomínio?

Quem cuidará nestes dias?

E se ocorrer uma emergência?

Existe plano de contingência?

E se o síndico estiver curtindo seus também merecidos dias livres? Ou ele não tem direito?

Para o condomínio não existem feriados. Suas necessidades de segurança, limpeza, e manutenção estrutural e dos equipamentos continuam em pleno curso sem descanso, e quando ocorrem incidentes nestes períodos de festivos ou de feriados os mesmos precisam de tratamento com a mesma eficácia com que devem ser tratados nos demais períodos.

Especialmente com itens como a segurança, não se deve relaxar!

Todos os processos existentes no condomínio devem funcionar independentemente da tabela de feriados, e em alguns casos alguns destes processos precisam até mesmo de adequação para suportar estes períodos.

Todo este cuidado tem por objetivo garantir o bem-estar dos moradores e a integridade de seu patrimônio.

“Nestes períodos deve se pôr em prática um Plano de Suporte ao Feriado – PSF - que consiste numa série de processos específicos, definindo claramente quem é o responsável pela execução de cada processo.

Recomenda-se que para cada feriado seja elaborado e submetido à aprovação do conselho um PSF com antecedência de cinco para ciência e aprovação.”Fonte: Sr. Síndico Profissional:11-10-2017.

E como estão as coisas no Condomínio da Harmonia? Uffa!

Como trabalhou o Sr. Nonô para deixar tudo arrumado para o Natal!

O Condomínio está lindo!

Uma decoração implacável que pode ser admirada da portaria até a área dos fundos do condomínio, iluminando as poucas árvores que restaram do desmatamento para a construção da nova pracinha!

Realmente o Sr. Nonô está gostando muito de ser síndico!

Agora vai ser só relaxar e saborear as tradicionais rabanadas de Dna. Naná.

Não quero ser o chato!

Mais a preocupação continua porque além da falta de um plano contingencial para o período das festas, até o momento nenhuma das providencias formais de final de ano foi providenciada pelo Sr. Nonô.

Pior ainda porque o grupo de gestão continua omisso.

Não se engane são muitas obrigações formais que neste período somam a tantas outras operacionais que precisam ser tratadas. Lembra que condomínio não tira férias?

Como por exemplo a prioridade com os cuidados com a segurança no período de férias, a provisão para o dissídio dos funcionários, gratificações de natal, provisão para os impostos, renovações contratuais, previsão orçamentária, definição de pauta e convocação de assembleia ordinária anual, entre outras.

No entanto como dito antes o Condomínio da Harmonia está lindo e neste Natal a Festa promete. Feliz Natal para todos é o que deseja o Sr. Nonô!

Vamos acompanhando e ver o que acontece nos próximos artigos.

Afinal de contas neste período tudo é Festa!

Até lá!

Grande abraço!

Gilberto L Ferreira faz Assessoria, Gestão e Tecnologia para Condomínios

Dúvidas e sugestões estou à disposição através dos e-mails: srsindicoprof@gmail.com; gilberto@tecninfo.com.br

Facebook: @srsindicoprof; @ceftecninfo

#Condomínio #Decorações

7 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil