• Alexandre Madruga

Comlurb arranca toco de Ipê Amarelo que foi cortado em outubro


Segundo moradores, no início de uma manhã do dia 20 de outubro, uma equipe da Comlurb fez uma "poda radical" de um Ipê Amarelo, na Rua Teófilo Guimarães com Pacífico Pereira em Sulacap. A companhia negou ter feito o serviço e a Patrulha Ambiental, programa da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), foi acionada e fez uma vistoria, notificando o morador da calçada de onde a árvore foi cortada.

Quase dois meses depois do corte, a Comlurb esteve no local para arrancar o tronco que sobrou da árvore. Segundo a companhia, de acordo com a análise técnica dos engenheiros, após vistoria realizada no local, foi constatado que depois de ser feita a remoção da copa da árvore, o toco que restou, não tem possibilidades de rebrotar. Na época da vistoria do corte, agentes da Patrulha Ambiental disseram que a árvore estava saudável.

Da espécie Tabebuia alba, nativa do Brasil das espécies do gênero Tabebuia que possui “Ipê Amarelo” como nome popular. O nome alba provém de albus (branco em latim) e é devido ao tomento branco dos ramos e folhas novas.

O autor da retirada da árvore não foi identificado. Seria fácil reconhecer quem fez o corte, já que o morador responsável pela calçada, tem câmeras de segurança voltadas exatamente para o local. O morador da Rua Pacífico Pereira foi notificado com uma advertência pela Patrulha Ambiental, por ser proprietário da calçada que tinha a árvore.

ÁRVORE SERÁ REPLANTADA

A Seconserma afirmou que já solicitou à Fundação Parque e Jardins (FPJ) uma vistoria para verificar a possibilidade de fazer, no mesmo local, um novo plantio de Ipê Amarelo, a mesma espécie retirada indevidamente.

Matéria atualizada às 18:30h, após envio da mensagem da Seconserma.

#Comlurb #IpêAmarelo

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil