Buscar
  • Luciana Lisbôa - Culinária

CULINÁRIAnews | Brownie Natalino


Olá amigos leitores!

Estamos na semana do Natal e vamos falar um pouco sobre o queridinho que ganhou o coração dos brasileiros: O Brownie!

Das variadas lendas que existem sobre a origem do Brownie, muitas contam de cozinheiros que se esqueceram de acrescentar fermento, farinha e etc. Porem, a mais famosa conta de uma dona de casa que estava fazendo bolo de chocolate, e esqueceu-se de colocar fermento em pó na receita. Após assar e perceber que não tinha crescido, a dona de casa serviu assim mesmo as fatias planas.

O famoso livro “Larousse Gastronomique”, afirma que o primeiro registro de uma receita de Brownie, apareceu para o mundo em 1896. Mas alguns historiadores de culinária, afirmam que o primeiro registro foi em 1909, em uma versão com menos chocolate do que o atual.

Não sabemos uma origem certa para o Brownie, e provavelmente jamais iremos saber quem o inventou, mas é possível perceber que ao longo dos anos o Brownie passou por algumas evoluções, principalmente na quantidade de chocolate que aumentou a cada nova receita.

Então, vamos a receita de um Brownie versão Natalina?!

Ingredientes:

4 ovos

200g açúcar

200g chocolate meio amargo (pode ser qualquer tablete de chocolate puro, não pode ser hidrogenado)

200g manteiga sem sal

100g nozes picadas

150g farinha de trigo

Modo de preparo:

Derreter o chocolate e a manteiga (reserve)

Bater bem os ovos com o açúcar até formar uma mistura fofa

Acrescentar á essa mistura a farinha de trigo peineirada e nozes

Por último acrescente á mistura de chocolate e manteiga já derretidos devagar, para não perder o volume da massa.

Forre um tabuleiro com papel manteiga e despeje a massa, assando em forno médio até ficar craquelada em cima (média de 30 á 40 min)

Outra dica de cozimento é espetar um palito no meio da massa e se sair úmido pode desligar. A massa não pode estar seca como um bolo.retire do forno e coloque em uma superfície bem fria tipo mármore para que o cozimento se interrompa.

É importante ressaltar que a massa do brownie tem que estar molinha mesmo, já que um dos principais ingredientes é o chocolate e este mesmo endurece após o resfriamento. Por isso, muitas pessoas deixam passar o ponto do cozimento achando que a massa está “crua”.

Decoração:

Após fria a massa, corte em formato de triangulo e regue com chocolate branco tingido de verde (ou pode usar o branco mesmo) e coloque confeitos em seguida.

*Existem corantes específicos para chocolate, mas atenção! Não utilizar corante líquido de forma alguma, somente em pasta á base de manteiga de cacau. São bem fáceis de achar, vocês encontram em loja de artigos de festas por exemplo.

Boas festas!

Luciana Lisbôa é formada em Confeitaria e Panificação pelo SENAC e pela FAETEC .Trabalha há 10 anos com confeitaria artesanal produzindo doces para eventos, além de ser professora em diversos centros culinários no Rio de Janeiro. Vencedora do concurso "Doce Natal" do Shopping Sulacap. Premiada com uma viagem á Fábrica e loja do Cake Boss em N.J, EUA.

#Brownie #Natal #Culinária

45 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil