• Heloísa Cavalcante - Professora

PORTUGUÊSnews | Senão ou Se não: como usar?


De forma simplificada, vamos tentar resolver a dúvida que,muitas vezes,nos atormenta na hora de escrever SENÃO junto ou SE NÃO separado.

Por exemplo, se quisermos escrever:

Fique quieto SENÃO a professora vai chamar sua atenção, como devemos escrever esse SENÃO. Junto ou separado?

E agora?

Uma dica simples é esta Escreva SENÃO junto quando significar DO CONTRÁRIO, CASO CONTRÁRIO, DE OUTRO MODO, A NÃO SER

Assim, na frase “Fique quieto, SENÃO a professora vai chamar sua atenção”, devemos escrever esse SENÃO junto, pois tem o sentido de “Fique quieto, DO CONTRÁRIO, CASO CONTRÁRIO, a professora vai chamar sua atenção”.

EXEMPLO: - “As drogas não oferecem SENÃO uma tênue e fugaz visão do paraíso. “[a não ser, mais do que]

Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO. Perceba esta frase: “Se não parar de fumar, poderá ficar muito doente”. Esse SE NÃO é separado porque é o mesmo que dizer: “Caso não pare de fumar, poderá ficar muito doente”.

Atenção à observação: no primeiro exemplo, poderíamos escrever SE NÃO (separado) se estivesse entre vírgulas.

Na frase “Fique quieto, SE NÃO, a professora vai chamar sua atenção”.É possível entender a frase da seguinte forma:: “Fique quieto, SE NÃO (ficar quieto = CASO NÃO fique quieto), a professora vai chamar sua atenção.

O Dicionário Aurélio assim exemplifica esse caso: Lute, senão está perdido. / Lute; se não, está perdido. E nesta última frase sugere uma pausa enfática, traduzida pelo ponto-e-vírgula antes e pela vírgula depois da expressão.

https://www.vestibulandoweb.com.br/portugues/portugues-senao-se-nao.asp

Uma outra observação: A palavra SENÃO,junto, pode significar,também DEFEITO, assim como no exemplo: Minha filha é quase perfeita, só tem um SENÃO (defeito): é viciada no telefone celular.

Outros exemplos:

Poupe seu dinheiro, senão não conseguirá viajar no fim do ano! (caso contrário, do contrário) Depois que souberam os resultados, o ambiente não era outro, senão de alegria e festa! (mas sim) Ninguém senão seu paio poderá ajudá-lo a resolver esse problema. (a não ser) Se não for para assistir à peça, vou ficar em casa mesmo. Vamos nos apressar, senão chegaremos atrasados. O aluno não fez nada senão bagunça. O bebê não comeu nada senão um prato de mingau.

#SenãoouSenão #Português

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.