• Renata Cyríaco - Gestora Escolar

EDUCAÇÃOnews | Nem tudo é autismo


Precisamos estar atentos às características de um autista, pois nem tudo é autismo. Muitas vezes uma criança tem uma característica ou outra e isso não quer dizer que ela seja autista. Mas por falta de informação muitas pessoas têm ideias equivocadas sobre a realidade do autismo e do autista. Pode ser apenas uma criança muito superprotegida pelos pais e/ou cuidadores e uma criança que não tem autonomia, que não consegue se destacar no convívio social e escolar, acaba se distanciando socialmente, fala menos, começa a se comunicar não verbalmente. A partir do momento em que os pais mudam seu comportamento com seus filhos, as características vão desaparecendo.

Está longe de ser verdade que o autismo traz características físicas que o tornam visualmente identificável. Muitas vezes, a diferença está apenas na ação.

Cada vez mais estamos recebendo nas escolas, crianças com deficiências (sensorial, física, intelectual, múltipla), transtorno global do desenvolvimento, transtornos funcionais e altas habilidades e precisamos estar preparados para isso, tecnicamente falando e o lado humano principalmente, justamente para que esse tipo de situação não ocorra. Crianças agitadas sendo rotuladas como hiperativas,crianças desatentas com TDA, crianças que se distanciam socialmente rotuladas como autistas ou crianças que, de fato, têm algum tipo de transtorno ou deficiência e os profissionais não atentam para tal situação. Os profissionais da escola não podem dar qualquer tipo de diagnóstico,mas precisam estar atentos para toda e qualquer característica que esteja fugindo muito da faixa etária, assim formando uma parceria com a família e equipe multidisciplinar caso seja necessário, pois o diagnóstico precoce é fundamental para qualidade de vida de tal criança.

Que possamos estar atentos a essas questões, pois nem tudo é autismo e nem tudo é tão “normal”.

Renata Cyríaco é professora, fisioterapeuta, especializada em educação especial e inclusiva, gestora escolar, pós graduanda em psicopedagogia institucional e clínica e coach infantil. Celular: (21) 98052.0800

#Autismo #Educação

113 visualizações
Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil