Buscar
  • Alexandre Madruga

Projeto da Zona Oeste de capacitação forma 20 bombeiros hidráulicos


A Concessionária Zona Oeste Mais Saneamento (antiga Foz Águas 5), em parceria com o Sistema FIRJAN, encerra nesta terça-feira (12/12) o projeto Qualifica Mais com a formatura de 20 alunos que vão receber o diploma profissionalizante de Bombeiro Hidráulico. O projeto Qualifica Mais foi criado para oferecer aos moradores da Zona Oeste uma oportunidade de desenvolvimento profissional e humano, garantindo um diploma profissional reconhecido pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), elevando o potencial de empregabilidade dos participantes e contribuindo para o desenvolvimento integral de cidadãos e profissionais para o mundo do trabalho. Durante três meses, os alunos participaram de 124h de aulas, teóricas e práticas onde aprenderam as técnicas para a execução de instalações e manutenção de sistemas hidráulicos. “Buscamos dar aos alunos uma oportunidade de qualificação profissional para reingresso ao mercado de trabalho. Em 2018 teremos mais duas turmas e vamos preparar mais 40 alunos para atuar nestas funções” anunciou Sinval Andrade, presidente da Zona Oeste Mais Saneamento. Com idades de 18 a 58 anos, a turma de formandos teve 18 homens e duas mulheres, sendo 80% com o ensino médio completo. A turma foi muito engajada no conteúdo das aulas e assiduidade passou dos 90%. Grande parte dos alunos estão desempregados e alguns atuam no mercado de trabalho informal. Aos 48 anos, Aurélio Nunes participou do curso como uma oportunidade de voltar ao mercado como bombeiro hidráulico. “O curso foi bem direcionado e nos deu respaldo para trabalhar neste setor. Contribuiu muito para melhorar nossa autoestima e motivação para enfrentar o mercado de trabalho”.

A Zona Oeste Mais Saneamento Desde 2012, a empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em 22 bairros da Zona Oeste do Rio. O seu escopo de atuação consiste na operação e manutenção do sistema de coleta e tratamento do esgoto doméstico, tendo como meta principal a ampliação da cobertura do tratamento de esgoto. Com investimentos total de R$ 2,6 bi na implantação de redes coletoras e estações de tratamento durante os 30 anos de concessão, os resultados dos cinco primeiros anos já são visíveis. Em 2012, apenas 5% da população da região contava com coleta e tratamento de esgoto. Este índice chega a 44% de população beneficiada em 2017. A concessionária realiza também a gestão comercial da água e do esgoto, que inclui a leitura e emissão de contas, ações de vistoria para regularização das instalações e verificação de uso regular de água, entre outras. O abastecimento de água permanece sob os cuidados e responsabilidade da CEDAE. Foram investidos, até agora, R$450 milhões na construção de 256 km de novas redes de esgoto, na construção da nova ETE Deodoro, com capacidade de tratamento de 750l por segundo, na reativação e recuperação de 16 Estações de Tratamento de Esgoto. Neste período 30 mil novas ligações foram feitas ao sistema de coleta. A concessionária realiza, além do Qualifica Mais, outros projetos de Responsabilidade Social como: cursos e treinamento sobre sustentabilidade para os professores da rede municipal da região tendo capacitado 480 professores e impactado mais de 36.000 alunos; visitas escolares à Estação de Tratamento de Esgoto; Oficina de Encanadores para ensinar os moradores a interligar seus imóveis ao sistema de esgoto e um projeto de recolhimento de óleo de cozinha usado para ser reciclado e não descartado nas redes.

#ZonaOeste #Saneamento #FozÁguas #Firjan #BombeirosHidraulicos

37 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil