NUTRIÇÃOnews | Quando retirar o glúten da dieta
Olá, hoje vamos falar de quando retirar ou não retirar os alimentos que contém glúten de nossa alimentação.
Em primeiro lugar vamos entender o que é glúten. O glúten nada mais é do que uma proteína presente nos seguintes alimentos: trigo, cevada, aveia e centeio.
Quando uma pessoa tem o diagnóstico confirmado da doença celíaca, de alergia ao glúten ou ainda intolerância ao glúten, e lembrem-se que este diagnóstico deve ser realizado por médico, nestes casos sim devemos retirar o glúten da alimentação.
No caso da doença celíaca o organismo tem uma resposta auto imune quando o intestino entra em contato com o glúten provocando diarreia, má absorção dos demais nutrientes podendo em casos mais graves causar desnutrição.
A intolerância ao glúten é uma má digestão do glúten, que podem melhorar depois da retirada do mesmo da alimentação.
A alergia pode aparecer através de sintomas como rinite, asma, urticária e em alguns casos mais graves a anafilaxia, desencadeados por reagir com imunoglobulina E.
Em qualquer que seja o caso retirar o glúten da alimentação deve ser orientado pelo nutricionista que vai poder informar quais as substituições adequadas. Retirar o glúten da alimentação com o objetivo de perda de peso, por exemplo, não é adequado pois os alimentos que possuem glúten também possuem carboidratos fonte de energia que necessitamos para as atividades diárias. A não inclusão de alimentos que contém glúten na alimentação de uma criança, por exemplo, pode desenvolver uma intolerância alimentar quando no futuro esta criança se alimentar com algum alimento que contenha glúten pelo fato de nunca ter sido exposto ao mesmo. O melhor neste caso é buscar a orientação nutricional através da reeducação alimentar para traçar um plano alimentar visando atingir seus objetivos.
Lembrem- se que a informação, orientação pelos profissionais responsáveis é o melhor caminho para se atingir os seus propósitos.
Boa semana e bom apetite!
Dúvidas e perguntas:
Facebook - Nutricionista: Cristiane Ferreira
Consultório: 3357- 6005 (Sulacap)