• Luciana Lisbôa - Culinária

CULINÁRIAnews | Bolo Inglês


Olá Leitores!

Seguindo o roteiro das festas natalinas, hoje vamos falar sobre o bolo Inglês. O bolo inglês é um bolo de frutas tipicamente assado numa forma retangular (embora não obrigatoriamente) forrada com papel manteiga. É um bolo com uma massa compacta, que leva bastante manteiga e açúcar, frutas cristalizadas, passas e frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs).Sua tradição vem de Inglaterra onde é feito em épocas natalinas e remonta à revolução francesa. O bolo inglês teve na sua origem através do consumo das papas de aveia feitas para suavizar os estômagos, que estavam, em jejum na noite de natal. Com o passar dos anos foram sendo adicionados os frutos secos, o mel e as especiarias. No século XVI retirou-se a aveia e introduziram os ovos a farinha e a manteiga. O bolo era feito com muita antecedência e era guardado numa caixa 'upsidedown' (de pernas para o ar) e era borrifado semanalmente com brandy ou whisky até ao natal.

Em muitas receitas se observa o uso de bebida alcoólica, porém como é um bolo servido também para crianças, esta receita não faz o uso deste ingrediente.

INGREDIENTES: - 250g de açúcar - 250g manteiga sem sal - 3 ovos - 4 gemas - 1 Pitada de sal - Raspas de limão - 200g farinha de trigo - 100g amido de milho - 10g fermento em pó -100 frutas cristalizadas - 150g de frutos secos e sementes (Nozes, Damasco, Amêndoas, Passas, Avelã) - Canela e cravo da índia em pó (a gosto)

Obs: O bolo Inglês é um bolo bem doce, mas caso deseje acrescentar a calda de açúcar coloque 2 xícaras de açúcar de confeiteiro – glaçúcar ou impalpável com ¼ de xícara de água fervente. Misture até formar uma calda.

MODO DE PREPARO Bater a manteiga com o açúcar até obter uma textura cremosa, acrescentar os ovos. Junte os ingredientes secos peneirados e mexa bem. Peneire um pouco de farinha com a mistura de frutas secas para que não afunde na forma. Junte ás frutas cristalizadas e secas á preparação. Ligar bem os ingredientes. Encher com a preparação uma forma de bolo inglês, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Assar em forno médio (quase baixo).

*Existem formas de bolo inglês forneáveis, bem coloridas e temáticas. Boas festas!

Luciana Lisbôa é formada em Confeitaria e Panificação pelo SENAC e pela FAETEC .Trabalha há 10 anos com confeitaria artesanal produzindo doces para eventos, além de ser professora em diversos centros culinários no Rio de Janeiro.

#BoloInglês #Culinária #Doces

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.