• Mauricio "Banana" Lima - Diretor de Arte

GAMEnews: Conheça os principais estilos de jogos de ação


Se você leu a coluna anterior sobre jogos de ação e não se identificou com nenhum estilo, talvez se interesse pelos games que valorizam mais a história e que focam menos na ação. Estou falando dos jogos de aventura (adventure), que são mais voltados para a família ou até para pessoas que possuem menos habilidades nos games. Nesse tipo de jogo, você deve conduzir um personagem (ou vários) por uma história.

Apesar de nos games de ação, encontrarmos alguns quebra-cabeças que precisam ser resolvidos para dar continuidade ao jogo, esse tipo de proposta que envolve raciocínio lógico, exploração de cenário e muitos puzzles são características marcantes dos jogos de aventura. Eles têm como objetivo contar uma boa história e criar uma imersão na trama apresentada. Chegando ao ponto de facilmente percebermos que muitos games lançados são quase filmes, com gráficos impressionantes e uma narrativa digna de prêmios de melhor roteiro. Vamos agora, comentar alguns dos estilos mais comuns de jogos do gênero aventura.

História interativa /Aventura gráfica: para os mais novos provavelmente é difícil imaginar um jogo que não utilize imagem. Mas era desse jeito que os primeiros games de aventura eram feitos. Você apenas digitava a reposta e interagia com a história de acordo com o que estava sendo contada na tela. Muito tempo depois, esses textos foram substituídos por imagens, mas a premissa do jogo continuava a mesma. Dois bons exemplos disso são Colossal Cave Adventure (um dos primeiros jogos desse estilo) e o mais recente Gone Home (que utiliza muito a exploração e foi distribuído gratuitamente alguns meses atrás para o XBOX ONE aos assinantes GOLD da XBOX LIVE).

Point and click: na tradução literal, para jogar esses games basta apenas apontar e clicar. E se engana quem acha que não tem nada de interessante nesse tipo de jogo.A exploração dos cenários e o foco na narrativa tornam esses games bastante complexos e com uma grande exigência de raciocínio lógico para resolver os quebra-cabeças. E se você tem menos de 18 anos, aconselho ir atrás de um dos melhores e mais clássicos jogos nessa linha: The Dig. Ou também o não menos clássico Grim Fandango, recentemente remasterizado para o PS4.

Escape theroom: nesse game, você precisa solucionar os quebra-cabeças para sair de um local. Utilizando o modo point and click, o jogador armazena o que encontra para abrir portas e desvendar mistérios. O jogo MOTAS - MysteryOf Time And Space foi pioneiro nesse estilo. A série CanYou Escape também é muito legal e bem intuitiva.

Drama interativo de ação-aventura: esses jogos tem se popularizado bastante.São como filmes interativos. A capacidade gráfica e a narrativa deles são impressionantes. Nesses títulos, tudo gira em torno das escolhas que o gamer faz e dos quebra-cabeças que soluciona no decorrer da história. Em jogos como Heavy Rain, essas opções podem direcionar a pessoa para um dos 20 finais diferentes. Sim, 20 finais possíveis! Muita gente considera esse tipo de game como sendo de ação; outras pessoas acham que é um filme interativo, mas não deixa de ser uma proposta de jogo de aventura.

Games como o já citado Heavy Rain, UntilDawn e Beyond: Two Souls, além da série baseada nos quadrinhos de The Walking Dead são grandes exemplos de drama interativo. E claro, um dos meus favoritos: Life isStrange que tem versões para Playstation e XBOX.

Bom, mais uma vez deu para perceber que existem estilos de jogos de aventura para todos. Agora é só escolher o seu favorito e de divertir!

Enquanto isso: e aí? Bora jogar??? Me adiciona lá: LIVE: MauricioCLima PSN: MauricioCLima79 ... Mauricio "Banana" Lima é designer e diretor de arte. É o pai da Isabella e o marido da Daniella (a primeira não tem culpa e a segunda é falta de juízo mesmo). Apaixonado por games e tudo mais que seja relacionado a jogos eletrônicos

#Games #XBox #Pointandclick #Escapetheroom

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil