• Luciana Lisbôa - Culinária

CULINÁRIAnews: Rabanada de Forno


Sempre que o Natal se aproxima diversos pratos típicos da época voltam a ter destaque. Pra muitos, a expectativa pelo Natal é sempre a maior possível, momento em que se desfruta com facilidade de ingredientes e pratos como a castanha portuguesa, o panetone e a rabanada, doce que está há anos na mesa do brasileiro. Por ser feita com pão amanhecido, é provável que tenha sido criada para reaproveitar os pães (que são, inclusive, sagrados na religião cristã, visto as inúmeras vezes em que é citado na bíblia).

Segundo Luís da Câmara Cascudo, em seu livro “Dicionário do Folclore Brasileiro”, o nascimento deste prato é associado a Portugal, e os portugueses teriam trazido a tradição para o Brasil, então colônia. No entanto, é possível provar a iguaria em diversos países, como nos Estados Unidos (FrenchToast), na Inglaterra (Eggy Bread), e na França (PainPerdu).

Uma nova versão da rabanada, menos calórica já que não fica encharcada no óleo, é leve, saborosa e muito fácil de fazer. * Aproveito para dizer que até o Natal, nossa coluna será dedicada ás receitas da época e a cada semana teremos uma receita pensada com muito carinho para vocês!

Ingredientes • 1/2 lata de leite condensado • 2 ovos batidos • 1/2 xícara de leite • 1 colher (chá) de baunilha • 1 pitada de noz-moscada • 16 fatias de pão amanhecido • Açúcar e canela a gosto

Modo de fazer: 1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC) e unte uma forma retangular grande. 2. Misture numa tigela grande o leite condensado com os ovos, o leite, a baunilha e a noz-moscada. 3. Mergulhe as fatias de pão e deixe de molho por 10 minutos. Se o creme não cobrir totalmente as fatias, vire o lado na metade do tempo. 4. Coloque o pão na forma e leve ao forno por 20 minutos, virando depois de 10-12 minutos. Retire e passe no açúcar com canela antes de servir. Aproveito para deixar um abraço fraterno á todos os nossos amigos leitores, colunistas e administradores. Que a prosperidade faça sempre parte do instante de todos e que a vida os presenteie com toda a felicidade deste mundo.

Luciana Lisbôa é formada em Confeitaria e Panificação pelo SENAC e pela FAETEC .Trabalha há 10 anos com confeitaria artesanal produzindo doces para eventos, além de ser professora em diversos centros culinários no Rio de Janeiro. (21)98256-6352

#Rabanada #Culinária #Natal #Doces

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil