Buscar
  • Alexandre Madruga

HOLÍSTICOnews: Terapia Holística - Reiki


Com grande alegria recebi o convite para escrever nesse importante periódico do nosso bairro. Toda semana, às quartas-feiras, iremos conversar um pouco sobre terapias holísticas e numerologia cabalística.

Posso afirmar que ser terapeuta holístico(a) é, antes de tudo, exercer o amor ao próximo. Nosso trabalho consiste em escuta, orientação e doação de amor. Temos sempre uma grande responsabilidade diante de nós, quando nos dispomos a ouvir as dificuldades do outro e ajudá-lo com orientação, amizade, entusiasmo e aplicação das técnicas que aprendemos para harmonização e cura.

Vamos iniciar nossa jornada aprendendo um pouco mais sobre o Reiki. Posso dizer, seguramente, que o Reiki é a “pérola preciosa” das terapias. Normalmente, é a primeira técnica que aprendemos, como terapeutas. Sua prática é de suma importância para todo ser humano, pois a energia divina, que se une à nossa força vital, promove o alinhamento dos nossos chacras, a harmonização e o equilíbrio das nossas energias, dentre outras coisas.

Reiki é uma palavra japonesa e quem nos trouxe a possibilidade de usufruirmos dessa energia, sob forma de terapia, em nossa era, foi o Mestre Mikao Usui (Japão, 15/08/1865 - 09/03/1926). Esse sistema de cura milenar, ancestral, ficou adormecido, “perdido” (ou sem acesso para a maioria das pessoas) por muitos e muitos séculos.

Algumas pessoas, por desconhecimento, confundem a terapia Reiki com os passes espíritas e eu lhes digo que não é esse o caso, pois as terapias holísticas (ou a grande maioria delas), tem, sim, um viés espiritual, mas elas não são doutrinárias, nem dogmáticas, sendo, portanto, universalistas. Com todo o respeito e sem jamais desmerecer a prática ou questionar a eficácia, os passes espíritas são ligados a uma religião e para ministrá-los a pessoa precisa ser ligada a alguma casa ou doutrina espírita, o que não é o caso do Reiki, nem de nenhuma outra terapia holística.

A palavra “Reiki” é uma junção de duas palavras: “Rei”, que significa “universal” e refere-se ao aspecto espiritual, à Essência Energética Cósmica, que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe; e “Ki”: que é a energia vital individual, que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Por exemplo, quando a energia Ki sai de um corpo, ele morre (e falo, aqui, de todos os organismos vivos). A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias: a Energia Universal e a nossa energia vital.

O que é a Terapia Reiki? A terapia com aplicação de Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde, de forma geral. É um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de cada um de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas. Pode ser aplicado em seres humanos, animais e mesmo em plantas. Pode ser usado para potencializar os efeitos benéficos e neutralizar os efeitos colaterais dos medicamentos. Ao mesmo tempo que trata o corpo físico, a energia Reiki também expande a consciência da pessoa, abrindo a possibilidade de um maior autoconhecimento e mudança interior, para melhor.

O que pode ser tratado com o Reiki? A energia Reiki é uma das forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo. É uma energia confortadora, vinda de Deus, o Criador. Reiki é uma energia de paz e libertação com a qual o Criador abençoa o planeta. Ajuda a deter a violência e as tendências autodestrutivas. É um poderoso antídoto contra o tabagismo, o alcoolismo e as drogas em geral, que degeneram a humanidade. O Reiki pode ser usado para tratar qualquer distúrbio, seja físico, emocional, mental e/ou espiritual. É uma energia inteligente, que vai onde estamos precisando e modifica a vibração existente, caso esta não seja positiva. É muito importante frisar que, para casos de doenças, como depressão, por exemplo, nunca se descarta o acompanhamento médico tradicional. As Terapias Holísticas são tratamento complementar e, não raro, são elas que trazem, de fato a cura, pois elas não tratam a doença, mas sim a pessoa doente. Todavia, volto a frisar: o acompanhamento médico tradicional jamais deve ser descartado!

Cirurgia Psíquica O Reiki também possui uma técnica especial para o tratamento de doenças físicas, que podemos chamar de “cirurgia psíquica”. Nessa técnica fazemos, com gestos imitando uma cirurgia convencional, a retirada dos chamados “agregados psíquicos”, que são as emoções negativas estagnadas em partes do corpo do cliente, que acabam por causar uma doença física real. A pessoa se trata com seu médico, toma os remédios recomendados, mas se não tratar a causa emocional que a levou a adoecer, a doença pode até voltar, mesmo depois de ter sido curada, pois aqueles “agregados psíquicos” continuarão no mesmo local, podendo até aumentar de tamanho e, consequentemente, fazendo a doença voltar. Por isso o tratamento com Reiki é tão importante! Há alguma restrição para o tratamento, como, por exemplo, paras as gestantes? Não há nenhuma contraindicação para que uma gestante seja submetida ao tratamento holístico. Entretanto, há uma corrente de mestres terapeutas que aconselha, e assim eu procedo, pois venho dessa linha, que o tratamento vá apenas até o sexto mês de gestação. Não que vá causar algum dano ao bebê (de modo nenhum!), mas pelo fato de uma energia tão divina, como o Reiki, por exemplo, deixar a criança tão relaxada, tão zen, que ela não consiga fazer o esforço necessário para um parto normal. Mas é só isso. No mais, a terapia holística é super recomendada às gestantes, especialmente para desestressar, retirar os medos da gravidez e do parto, que porventura ela possa ter, enfim, para alinhá-la energeticamente e abastecê-la com as energias divinas.

Josi̊ Sàldanha é Numeróloga Cabalista, formada pela ABNC – Academia Brasileira de Numerologia Cabalística, Terapeuta Holística em várias especialidades, Pedagoga formada pela UERJ, Teóloga especialista em Ciências da Religião pela UNESA, Sacerdotisa há 15 anos, Terapeuta afiliada à ABRATH – Associação Brasileira de Terapeutas H.olísticos – CRTH-BR 2564 e dois livros publicados na área de Teologia.

#Holístico #Reiki #Esotérico

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil