Buscar
  • Valcir Ramos

GESTÃOnews: Por que planejar?


Imagine que você tem uma consulta médica marcada para a próxima semana, no Centro. Hoje você hoje já se faz as seguintes indagações:

a) Com que roupa eu vou? b) Ao definir a roupa você verifica se está limpa, observa que a bainha está desfeita, define que no sábado vai comprar linha para refazê-la, depois lavá-la e passá-la para chegar ao médico de “roupa limpa”. c) Pensa sobre qual a melhor condução? “383 só passa cheio”; “917 até Madureira e de lá pegar um trem”, é uma opção; “de carro até o Nova América e de lá pegar um metrô”, aí lembra que tem que trocar um tênis e no Nova América tem uma filial da loja. Melhor opção para “matar dois coelhos em uma só cajadada”. d) A que hora sair de casa? Como a consulta é às 11,30h faz os cálculos e conclui que precisa sair de casa às 9,00h.

O que ocorreu acima? Um PLANEJAMENTO para ir a uma consulta médica, da forma mais prática, rápida, segura e eficiente, adotando a melhor estratégia, procurando que seja a mais econômica possível, para resolver suas demandas.

Se você se “Planeja com antecedência” até para ida a uma consulta médica, pergunto-lhe: E para manter o equilíbrio financeiro de seu orçamento familiar? E para a formação de seus filhos? E para a compra da casa própria? E para a possibilidade de ficar desempregado? E para sua aposentadoria? E para investir suas economias na montagem de um negócio? E para projetar o que sua empresa precisa trazer de retorno para que consiga se pagar e manter seu padrão de vida?

Morto no ano 65 d.C., Sêneca, famoso pensador e advogado do Império Romano, disse: - “”Nenhum vento sopra a favor se você não sabe para onde ir””. Willian Shakespeare, falecido no início do século XVII (1.616), ratificou: - “”Todos os caminhos estão errados se você não sabe onde quer chegar””.

Na fábula “Alice no País das Maravilhas”, publicada em 1.865, deu-se o seguinte diálogo entre Alice e o Gato: Alice: “Você pode me ajudar?” Gato: “Sim, pois não” Alice: “Para onde vai essa estrada?” Gato: “Para onde você quer ir?” Alice: “Não sei, estou perdida.” Gato: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

PLANEJAR – Perceber a realidade, avaliar caminhos, definir referencial para o futuro. Um processo de deliberação que escolhe e organiza as ações.

Ao planejar você define a melhor e mais segura forma de atingir suas metas e objetivos, define como vai fazer, melhores processos, define do quanto irá precisar investir e captar de recursos, define o quanto vai custar e, principalmente, o quanto vai trazer de retorno.

Ao colocar tudo isso no papel você poderá concluir se o seu projeto é ou não viável. Do momento que você decida que SIM, e segue em frente, você passará a ter parâmetros para comparar com os resultados que, efetivamente, estão ocorrendo. Se algo “sair da curva” você poderá tomar as medidas corretivas necessárias para resolver o que não está bom, o que não está conforme o planejado.

Quando você não tem um planejamento prévio não tem com o quê comparar os resultados.Qualquer resultado que o negócio apresentar será “bom”, afinal :“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” O grande problema é o fato de não sabermos o que iremos encontrar ao final da estrada.

Visite nosso site www.vramosconsultoria.com.br, agende uma visita sem qualquer compromisso para que possamos discutir as soluções mais adequadas ao porte de seu negócio.

Valcir Ramos, é Economista pós-graduado pela FGV-RJ - Consultor-Senior/Coach na VRamos Consultoria – Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios – (21)98106-8974

#Gestão #Empreendedorismo #Colunista

27 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil