• Pastor Vinícius Vidal

Intolerância X Diversidade


O Brasil sempre foi conhecido por uma nação mestiça, onde sua diversidade era uma marca de nossa gente, um país de índios, negros, estrangeiros, Brasil católico, espírita, evangélico, ateu, Brasil esquerda, direita, Brasil, Brasil mostra sua cara! Sim perdemos nossa cara!

Nos últimos dias diversos assuntos envolvendo intolerância religiosa, intolerância ao estrangeiro, diversidade sexual em fim assuntos que hoje fazem parte das rodas de conversa, triste assunto, mas para discussão é bom, pois se falamos sobre isso, somos obrigados a refletir que sociedade estamos construindo.

Em Copacabana um vendedor de esfirras sofreu agressões por outros vendedores, com gritos ''fora do meu país'', ''estuprador'' ''homem bomba'', a dois anos morando no Brasil um refugiado da Síria, querendo trabalhar, passou por essa intolerância!

Na última semana em um terreiro, traficantes obrigaram um líder espírita a quebrar suas imagens e local de sua religião, dizendo isso em nome de Deus. Uma exposição para lá de polêmica foi boicotada por boa parte da sociedade por conter imagens bem agressivas a cerca da sexualidade (zoofilia, pedofilia) e atitudes contra religião e símbolos religiosos o que por lei é proibido.

O que está havendo? Quanta intolerância!!

Mt 24:12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

A bíblia diz, que o amor das pessoas iria se esfriar por causo do aumento da maldade, intolerância nada mais é que a pior parte da humanidade. Minha avó dizia que alguns assuntos não se discutem, se respeitam. Na verdade precisamos analisar os motivos, por mais que não haja justificativa. A Intolerância passa pelo sentimento de não tolerar o diferente, ou não tolerar uma opinião contrária, respeito deve ser a base do relacionamento entre os diferentes. Como cristão não concordo com muitas das práticas de pessoas que professam outra fé, ou fé nenhuma, porém preciso respeitar e, contudo preciso amar!

Nos tornamos seres individuais, não pensamos mas no outro, por isso não toleramos também, talvez o grande ensinamento de Cristo que ele se colocava no lugar do outros..''quem não tem pecado, que atire a primeira pedra''.. No Brasil de hoje muitas pedras estão sendo lançadas, em atos de extrema intolerância sejam elas racial, religiosa e outras.

Que voltemos a ser o Brasil de todos, principalmente o Brasil do Respeito! Precisamos ensinar as próximas gerações a respeitar o diferente, a dialogar e andarmos juntos para uma sociedade melhor. A todos, Vinicius Vidal (Pastor), filho de católicos e neto de espíritas, negro e bisneto de índios e nordestinos

Vinicius Vidal é pastor e líder da igreja Sara Nossa Terra em Sulacap.


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil