- Aline Melo
A importância das artes na infância
É importante estimular o ensino das artes na infância para que as crianças tenham um maior desenvolvimento cognitivo, facilitando a aprendizagem, a memorização a concentração, a expressão corporal, a interação social e a motivação. Algumas das expressões de arte que podem ser apresentadas para as crianças são:
A música é uma expressão de arte que trabalha os hemisférios cerebrais, proporcionando o equilíbrio entre o pensar e o sentir da criança, aumentando sua criatividade em casa e na escola. A musicoterapia, que é a terapia que usa a música, pode ser usada para ajudar crianças com déficit de atenção, de aprendizagem e as crianças com deficiência, esta terapia favorece a interação e a inclusão das crianças no meio social.
O teatro estimula a criatividade, a concentração e a motivação, fazendo com que as crianças perda a timidez. O ato de ler e interpretar estimula o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
A dança trabalha a parte motora das crianças, proporcionando interação entre ambos, neste processo de sociabilização. O movimento feito pelo corpo, melhora a coordenação motriz, autoestima e afetividade.
Para exemplificar esta matéria sobe o ensino das artes, entrevistamos Thalia Melo, modelo fotográfica e atriz mirim, de apenas três anos de idade, nascida no Rio de Janeiro, começou sua carreira aos cinco meses, participando como modelo fotográfica dos livros de contos infantis “Thalia no reino das fadas”, “A camponesa”, O balé e eu”, “A princesinha zumbi”, O diário encantado de Thalia Melo”, “A ultima indígena”. Com estes trabalhos literários recebeu das mãos do prefeito da cidade do Rio de Janeiro em 2016, o prêmio de ação local.
Depois deste prêmio começou a fazer alguns trabalhos como modelo e anúncios para famosas lojas roupas infantis, localizadas na zona norte do Rio de Janeiro. Mais informações no site: https://www.facebook.com/thaliameloatriz/.
Portanto, qualquer tipo de expressão artística pode ser incorporado às atividades diárias na infância, proporcionando autonomia e amadurecimento físico e mental das crianças.
Aline Melo é professora, pedagoga, jornalista e psicanalista.