• Alexandre Madruga

Um povo heróico e bravo acreditou e desfile cívico da Sulacap surpreendeu


Minutos antes chovia. Tudo indicava que as águas de setembro atrapalhariam, mas assim que despontou o primeiro toque, de aviso para início do desfile, surpreendentemente a chuva parou e não voltou mais, para alegria de centenas de pais, alunos, militares e entidades civis.

Com poucos minutos de atraso, o Desfile Cívico Militar Estudantil encheu de orgulho os presentes, com todas as Forças Nacionais presentes e em forma. O evento teve a supervisão da associação de moradores de Sulacap e coordenação da 9ª Brigada do Exército. Não faltaram crianças uniformizadas de militares, com sorriso largo, orgulhosas de estarem do lado daqueles que viam como heróis, ídolos. E os briosos militares corresponderam a altura. Continência conjunta, com apaixonados mirins (e papais também, claro) de cabeça erguida e peito estufado. Eram pequenos militares, certos de estarem do lado do bem.

Após a passagem dos militares, que desfilaram para diversas autoridades municipais e de alta patente, vieram os alunos das escolas públicas e particulares de Sulacap, Mallet e Realengo. Todas desfilaram efusivamente, ostentando o tema da paz e de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação que foi tema esse ano. Até uma pequena réplica do 14 Bis apareceu e voou pela Praça Mário Saraiva nessa sexta-feira, primeiro dia de setembro, abrindo oficialmente os festejos da Independência em todo Rio de Janeiro. Mais um motivo de orgulho para todos sulacapenses, além de ser o primeiro desfile da cidade, foi receber a Marinha pela primeira vez e com morador representando e abrindo o evento.

- Pela primeira vez o desfile no bairro de Sulacap teve a participação de uma representação da Marinha e hoje me senti privilegiado e orgulhoso de ser um dos representantes. Foi uma satisfação desfilar onde fui nascido e criado, junto de instituições educacionais e esportivas onde aprendi,cresci e vivi importantes valores éticos e morais, tanto na educação quanto no esporte, e que me fizeram chegar onde estou. – afirmou Rodrigo Baptista, 1º Tenente da Marinha (foto acima, em primeiro plano)

Por fim, as entidades civis e organizações de moradores desfilaram, com encerramento a cargo do Corpo de Bombeiros e da Concessionária ViaRio. Ambos apresentaram seus equipamentos, com lindos caminhões de socorro, saudando com aceno a todas as crianças que pediam um sinal dos honrados trabalhadores.

Desfilaram a Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Grupo Renovação da 3ª idade, Lar de Daniel Cristóvão, Concessionária ViaRio, Centro Educacional Miranda, Escola Municipal PM Flávio Martins de Albuquerque, Colégio Spezani Fonseca, Ciep Aracy de Almeida, Colégio Mallet, Colégio Gissoni, Colégio Marques Rodrigues, Núcleo Esportivo de Sulacap, Academia Carioca do Posto de Saúde Masao Goto, Biblioteca Escolar Municipal de Sulacap, Galpão Comunitário e Associação de Moradores de Sulacap.

- O Colégio Spezani Fonseca sente se honrado e muito feliz em poder participar mais uma vez do Desfile Cívico Estudantil Militar nesses longos anos. Carinho, cuidado, organização e Civismo resumem esse maravilhoso trabalho da Amisul e sua equipe. – afirmou Norma Spezani, diretora da escola.

Sem chuva, com muito civismo e homenagem a Dumont, duas horas depois terminou o desfile cívico que já deixou saudades, mas também imagens magníficas como crianças especiais do Lar de Daniel Cristóvão, idosas com bengalas ou andadores, mirins totalmente uniformizados e os aplausos a belíssima apresentação do Colegio Gissoni, que mereceu aplausos de todas autoridades do palanque.

Ficou o sentimento do lindo pendão da esperança, do símbolo augusto da paz. Mas acima de tudo, permaneceu um afeto que permanecerá em todos os peitos juvenis. Uma verdade ficará marcada neles. Que o querido símbolo da terra, será sempre a amada terra do Brasil.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil