• Alexandre Madruga

Projeto da Horta Comunitária de Sulacap completa um ano


Do encontro com alguns moradores em frente a igreja Nossa Senhora da Assunção saiu o pontapé inicial. Passados 365 dias, mais moradores se envolveram e hoje, a Praça Quincas Borba comemora a primeira Horta Comunitária no bairro. O evento contou com dezenas de moradores, numa caminhada pela Eco-Sulacap, um pequeno morro que foi recuperado e, logo em seguida, um café da manhã e apresentação da horta.

Antes um local degradado, abandonado e com pouco movimento, hoje o espaço esta sendo revitalizado, graças a iniciativa de moradores que literalmente colocam mãos a obra. Com uma autorização provisória de uso, a horta ampliou os horizontes e busca ganhar um pomar. Além da parte baixa do morro na Praça Quincas Borba, que fica atrás do Ciep Aracy de Almeida, os moradores ampliaram a limpeza e subiram o morro, plantando árvores frutíferas e criando trilhas. Um espaço que estava abandonado, agora pode ser visitado por qualquer um.

As pessoas podem participar, seguindo as regras para melhor desenvolvimento do trabalho. Cada morador tem um canteiro para chamar de seu, adotando e cuidando do espaço. A presença na horta não dia certo, dependendo de quando cada um pode ir. A ajuda na manutenção é fundamental e bem vinda.

Até agora, com menos de um ano da plantação, já foram colhidas salsinha, capim limão, rúcula, folhas de mostarda e manjericão, que sempre são divididas com pessoas presentes no dia da colheita. Cafés da manhã estão sendo planejados para ajudar no encontro de todos envolvidos no projeto.

- O café é para resgatar a união dos moradores num evento aberto e ao ar livre, com objetivo de promover a interação das pessoas, espírito de solidariedade e preservar as características do bairro, que tem qualidade incrível pela imensa área verde. – afirma Renata Almeida, voluntária, moradora e um dos novos membros da associação de moradores do bairro.

A ideia dos organizadores é ampliar o projeto para outras partes do bairro, para estimular cooperatividade, união e coletividade principalmente para as crianças, que já participam de oficinas na horta. O grupo “Jardim Sulacap – Bairro Sustentável” coordena as ações na horta, com a direção de Emilson Moreira, especialista em meio ambiente, além do apoio e contribuições voluntárias de diversos moradores.

Quem quiser saber mais da horta, compareça ao local nos sábados às 9h da manhã, que sempre encontrará algum membro trabalhando. A visitação é bem vinda e gratuita.


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.