Buscar
  • Pastor Vinícius Vidal

A cultura da violência


Vivemos dias tenebrosos com esse tema, violência está se tornando aculturada quando começamos a acostumar com mortes, roubos, violência em geral. Nunca a violência teve tantos codinomes violência contra criança. Contra idoso, contra a mulher, no transito, no asfalto, na favela, no shopping, de dia, de noite, nas vias.

Quando nosso assunto passar a ser somente esse é o que chamamos da culturização da violência, já passou do estágio banalização. Moramos em um bairro aonde tem o maior número de policiais mortos do mundo, a culturização da violência é quando, quem é roubado ‘’deu mole’’, é quando porque você estava na rua essa hora, a violência rouba nosso direito de ir e vir, e está acautelado em condominios de segurança já não é mais garantia que a violência não vai nos atingir.

Nossas crianças são alvo nas escolas, nossos professores se tornam psicólogos, nossos policiais são exterminados dia após dia, e nossas comunidades reféns da violência sem dia ou hora.

E o que fazer?

Nossos governantes inertes não se comunicam, não se unem em ações duradouras, política de segurança passa pela boa remuneração das forças, bons equipamentos, controle nas fronteiras, mas também pela educação de um povo, pela conscientização do diálogo e não a resolução dos problemas e diferenças em modos tão medievais como nos dias de hoje, por que se alguém me fecha no trânsito merece... Se meu vizinho erra comigo então vamos...

Precisamos buscar a cultura da paz, do amor, da fraternidade, do bom convívio, não podemos deixar a violência nos tornar violentos, matar toda humanidade que existem em nós, violência é violar o outro, precisamos buscar respeitar o outro.

Desculturização da violência, passa pela cultura da paz e começa em mim, em você e na sociedade.

Pastor Vinícius Vidal é líder da igreja Sara Nossa Terra em Sulacap.


54 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil