Buscar
  • Alexandre Madruga

RioLuz inaugura iluminação da Praça Dom Hélder Câmara em Sulacap


Após décadas de abandono, o terreno da Praça D. Hélder Câmara na Rua Teodoro Sampaio em Sulacap foi inaugurada. Estiveram presentes a Presidente da Rioluz (Companhia Municipal de Energia), Denise Prado, acompanhada de assessores e todo corpo operacional da unidade de Marechal Hermes, que foi responsável pela execução da obra. Também presentes representantes da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, além da Associação de Moradores de Sulacap (AMISUL).

A desconhecida praça, antes um imenso matagal com um singelo campinho de futebol, sumiu do mapa para dar lugar ao estande da obra da Transolímpica, que assumiu o espaço durante anos. Após o término da construção da via expressa, o Consórcio Construtor TransBrasil e a concessionária ViaRio devolveram para a comunidade um amplo espaço, arborizado, com locais cimentados e uma rua asfaltada em forma circular. As novas características deixaram moradores orgulhosos e felizes, pois ganharam espaço para atividades físicas e lazer, mesmo faltando iluminação, mesas, bancos e outros equipamentos básicos de uma praça.

Ainda durante o processo de saída do terreno, o então Supervisor Regional de Sulacap e Magalhães Bastos, Vicente Reis, acompanhou atentamente a entrega do espaço, cobrando da empresa as contrapartidas necessárias para a devolução adequada para os moradores do bairro. Ainda em novembro de 2016, conseguiu junto a gestão Eduardo Paes uma vistoria técnica da RioLuz, com a presença dos síndicos do entorno da praça. Naquela reunião, o projeto da obra de iluminação foi totalmente montado, ficando para a gestão Crivella dar sequencia ao processo para início das obras.

- Foi o Vicente (foto) que começou tudo isso ano passado e temos que reconhecer isso. Mas também temos que agradecer aos briosos funcionários da RioLuz que trabalharam arduamente. Ouvi do Gilvan e do Neves, que foi uma obra difícil, mas entregaram brilhantemente linda. Obrigada a presidente da RioLuz e a todos envolvidos. Agora, vamos atrás das outras necessidades para transformar isso numa verdadeira praça - disse Rejane Correa (foto), novo membro da Associação de Moradores de Sulacap.

Durante 2017, a equipe operacional coordenada por Carlos Neves da RioLuz de Marechal Hermes, adequou o projeto do ano passado e começou as obras no início de julho. Com um trabalho rápido, entregou nessa sexta-feira (14), a iluminação da Praça D. Helder Câmara com sete postes e reforço de refletores na Estrada do Catonho e Rua Teodoro Sampaio. A praça ganhou vida e agora é vista por todos, dando mais segurança ao local que já tem atividades fixas, como a Batalha do Rap nas quintas-feiras à noite.

Representante da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente conversou com a equipe da Amisul, ouvindo da vice-presidente Renata Oliveira as principais necessidades para a Praça D. Hélder, como a instalação de alambrado ao longo da Estrada do Catonho, visando a segurança de crianças e demais usuários. Uma reunião com secretário Rubens Teixeira, titular da pasta, está agendada para semana que vem, quando será protocolada por oficio as demandas do Jardim Sulacap.

- Eu e o novo diretor de meio ambiente da Amisul, Emilson Moreira, temos diversas demandas do bairro para a Prefeitura. Um novo grupo entrou na associação de moradores para ajudar e melhorar o bairro. A gente precisa do apoio de todos da comunidade. - finalizou a vice-presidente da Amisul.


85 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil