• Pe. Roberto P. de Magalhães

Direito de resposta a publicação no Sulacap News


MT 7, 1.Não julgueis, e não sereis julgados. 2.Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos.

MT 25 "31.Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. 32.Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33.Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34.Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. 37.Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38.Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39.Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? 40.Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.

1)Inicio com estes dois textos do Evangelhos de Mateus uma reflexão sobre uma publicação, anônima (POSTAGEM) no jornal comunitário Sulacap News, de Quarta-Feira agora dia 14/06/17, na qual a autora critica o fato de não termos feito este ano os "TAPETES DE SAL DE CORPUS CHRISTI", e também me acusando de ser grosseiro e estúpido, com o povo da Paróquia, o que não condiz a verdade, passo ao relatos dos fatos.

2) Em nossa Paróquia existe um Conselho de Leigos, coordenadores e Vice-Coordenadores de todas as Pastorais, Movimentos e Grupos, todas as decisões e implementações de atividades são tomadas juntos com as lideranças de todas as Pastorais da Paróquia, e assim sendo a informação de eu teria "VETADO" e mentirosa e falsa, pois discutimos isto na Assembléia mensal que realizamos com os lideres e achamos por bem em virtude dos inúmeros gastos e trabalhos que tivemos com a Festa Junina, este ano, até mesmo por toda crise econômica pelo qual estamos passando, ficaria dispendioso, e não teríamos como confeccionar os tapetes de Sal, sabemos que são muitos bonitos e não somos contra a sua realização, apenas eu propus e foi aceito pela própria comunidade que este ano faríamos o "Corpus Christi Solidário e da Misericórdia". Muito diferente de Vetar o que nunca aconteceu.

3) Como sou coordenador Arquidiocesano e do Estado do RJ da Pastoral Carcerária, cargo a mim confiado por todos os Bispos do Estado, e pelo Sr. Cardeal Arcebispo do Rio D. Orani João Tempesta. Na Pastoral Carcerária temos 35 Agentes Leigos e 12 Sacerdotes que visitam as unidades prisionais do Complexo de Bangu, Água Santa e Evaristo de Morais (Galpão da Quinta), levamos aos internos a palavra de Deus, o chamado a conversão e mudança de vida para uma vida de graça, pautado no amor e na misericórdia e no perdão de Deus, não vamos aos cárceres mostrar o pecado de ninguém até porque, também todos somos imperfeitos e pecadores, e dentro do Complexo do Gericinó em Bangu existem 03 unidades prisionais que são Hospitais, sendo 01 de Tuberculosos e Aidéticos, outro Psiquiátrico, e todo passam por uma crise gravíssima, sendo assim atendendo ao apelo dos diretores daquelas unidades, e como e o papel da Igreja Católica e também levar a ajuda material, além do conforto espiritual, assim fazemos para atender o pedido do próprio Jesus. Tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.

4) Por Isso então que de comum acordo com a comunidade decidimos este ano fazer deste modo, repito nunca vetei e nem sou contrário a realização dos tapetes de sal, mais fica a pergunta qual dois 02 tapetes agradaria mais ao Senhor Jesus, um que seria logo descartado ou aquele que será levado aos Pobres, como ele mesmo pediu, os cobertores ficaram muito bonitos dentro da Igreja e foram doados as mais de 20 famílias pobres que são ajudadas por nossa Paróquia e os Materiais de Higiene serão doados aos Hospitais Penitenciários para os pacientes alguns deles em estado terminal, que quando recebem alguma coisa, só dão 01 pasta dental e 01 sabonete para o mês todo, e tão bom e gratificante quando vamos visitar estas pessoas e recebemos um abraço e nos dizem "Muito Obrigado", nesta hora vemos o próprio Jesus falando conosco na pessoa daquele que se encontra nesta situação.

5) Gostaria de dizer também a esta Sra. que freqüentasse mais a Paróquia ajudasse nas nossas Pastorais, quem sabe até poderia participar de nossa conferência vicentina, que presta assistência espiritual e material as famílias carentes, seria muito bom, isto seria realmente conjugar a Fé com a ação concreta, além do mais não fui em nenhum momento procurado por esta Sra. para levar a mim tal preocupação, portanto vejo como desnecessária esta postagem, sem sequer ser procurado, e ainda fui chamado de grosseiro que afasto as pessoas da Igreja, Meus Deus!!!! Quanta Inverdade, hoje dia 15/06/17 dia de Corpus Christi" a nossa Igreja estava lotada de fiéis que participaram da Missa e aplaudiram de pé esta nossa proposta, batemos o recorde de doações, o povo foi as lágrimas com a solidariedade, Jesus se fez presente de verdade nos corações do povo, espero que também ele se faça presente no seu coração e o torne mais solidário e misericordioso.

Veja que belíssima Catequese do Papa Francisco sobre a Eucaristia e sobre os gestos concretos que ele nos deve levar:

"A Eucaristia que eu participo leva-me a senti-los todos verdadeiramente como irmãos e irmãs? Faz crescer em mim a capacidade de me alegrar com quantos rejubilam, de chorar com quem chora? Impele-me a ir ao encontro dos pobres, dos enfermos e dos marginalizados? Ajuda-me a reconhecer neles o rosto de Jesus? Todos nós vamos à Missa porque amamos Jesus e, na Eucaristia, queremos compartilhar a sua paixão e ressurreição. Mas amamos, como deseja Jesus, os irmãos e irmãs mais necessitados?

VEJAMOS O TEXTO DO EVANGELHO DE MATEUS:

MT 9,12 E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

6) Convido a esta Sra. a vir nos procurar na Paróquia para uma conversa franca e sincera sem medo de se mostrar eu não sou um Bicho que morde sou um ser humano como todos com minhas falhas e imperfeições, portanto ficarei no aguardo de uma visita da autora da postagem para maiores esclarecimentos.

Pe. Roberto P. de Magalhães (Pároco da Paróquia de N. Sra da Assunção de Sulacap)


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil